quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Amarelo escaldante

A Romênia de Hagi (foto) pôs fim à era de ouro
dos argentinos de Maradona
Foto: Getty Images
Uma Copa do Mundo proporciona aqueles momentos mágicos, que ficam grudados na memória e entram para a história, tamanha grandeza que seus capítulos representam. Nesse caso, os capítulos são os embates épicos dentro de campo que fazem o torcedor comum, como eu, sentir saudades dos jogos disputados sob o calor do meio dia. Depois de 1994, definitivamente pude constatar que o Astro-Rei curte uma bela partida porque invariavelmente grandes jogos são realizados tendo ele como expectador.

É óbvio que a Copa de 1994 teve todo um contexto diferenciado, tanto que os "coadjuvantes" foram grandes nomes nos países que representavam. Além disso, os grandes estádios, os grandes elencos, os grandes eventos, as grandes zebras e as grandes partidas garantiram todo o tempero necessário.

Exatamente duas semanas antes ver o Brasil levantar seu 4º caneco, o Estádio Rose Bowl era palco do encontro entre Romênia e Argentina, válido pelas Oitavas-de-Final da competição. As duas equipes haviam se enfrentado na primeira fase do Mundial de 1990, e após um empate em 1 a 1, os hermanos se classificaram em terceiro lugar pelos critérios de desempate, alcançando o vice-campeonato na ocasião.

E a Argentina mais uma vez se classificara em terceiro, no critério de desempate. Mas dessa vez as semelhanças do confronto terminam por aí. O jogo agora era eliminatório, não noturno e Maradona estava fora. Sim, o astro argentino havia sido punido por uso de substância ilegal (efedrina: isso virou sinônimo de dopping pra mim depois daquele ano).

Mesmo sem poder contar com seu camisa 10, a Argentina partiu para o ataque e deu trabalho para defesa romena. Aliás, Prunea teve bastante trabalho naquele dia! Apesar do domínio argentino, o jogo era aberto e em uma cobrança de falta quase da linha de fundo Dumitrescu abriu o placar com uma cobrança direta! Golaço!

Mas os sul-americanos não se abateram, e arrancaram um pênalti em uma jogada de linha de fundo de Batistuta. Ele mesmo cobrou deslocando o goleiro e colocou novamente a igualdade no marcador: 1 a 1, e com apenas 16 minutos de partida. Mas como emoção pouca é bobagem, apenas 2 minutos depois do empate, Hagi acha Dumitrescu livre para marcar o segundo gol dos europeus e jogar um balde de água fria nos amigos de Don Diego.

No segundo tempo a Argentina partiu para o abafa na busca pelo empate, e isso gerou um contra-ataque mortal. À essa altura do campeonato, deixar Hagi livre era realmente fatal. E foi. 3 a 1.

O que se viu a partir daí foi uma Argentina franco atiradora, e uma Romênia se defendendo como podia. Em menos de 1 minuto, ataque argentino, uma grande defesa de Prunea, contra-ataque romeno, grande defesa de Islas, contra-ataque argentino e outra grande defesa de Prunea!

Aos 30 minutos do segundo tempo, depois de pegar um rebote, Balbo diminui o placar para 3 a 2, fazendo renascer as esperanças dos hermanos. Mas foi insuficiente. O placar final ficou do jeito que estava, mandando a Argentina de volta pra casa e a Romênia rumo a outro jogo histórico. Mas esse fica pra outro capítulo!




Ficha do jogo

ROMÊNIA 3X2 ARGENTINA
Data: 03/07/1994
Local: Rose Bowl, Pasadena, EUA
Árbitro: Pierluigi Pairetto (ITA)
Gols: Dumitrescu, aos 11 e aos 18 do primeiro tempo, Batistuta, aos 16 do primeiro tempo, Hagi, aos 13 do segundo tempo e Balbo, aos 30 do segundo tempo

Romênia:

Florin Prunea, Dan Petrescu, Daniel Prodan, Miodrag Belodedici, Ioan Lupescu, Gheorghe Popescu, Dorinel Munteanu, Gheorghe Hagi (Constantin Galca), Ilie Dumitrescu (Corneliu Papura), Tibor Selymes, Gheorghe Mihali
Técnico: Anghel Iordanescu

Argentina:
Luis Islas, Jose Chamot, Roberto Sensini (Ramon Medina Bello), Fernando Redondo, Oscar Ruggeri, Jose Basualdo, Fernando Caceres, Diego Simeone, Ariel Ortega, Abel Balbo, Gabriel Batistuta
Técnico: Alfio Basile

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...