sexta-feira, 5 de julho de 2013

Melhores jogadores de todos os tempos... será?

Fala galera!

Capa da revista inglesa World Soccer
Após sermos bombardeados por notícias da Copa das Confederações durante cerca de duas semanas, ela conheceu seu término no último domingo. E foi final feliz, muito feliz, para nós, "pobres" brasileiros. Muita coisa aconteceu antes, durante e depois, mas o resultado foi muito positivo. Manifestações, protestos e reclamações com os gastos públicos em estádios foram apenas alguns dos ingredientes que tornaram os ares do torneio mais tenso e sob intenso alerta. Felizmente, o Brasil foi campeão, com muito merecimento e dignidade, o que acalmou um pouco o ânimo dos mais exaltados.

Durante essa semana, continuei acompanhando as notícias, na certeza de que continuaríamos tendo 90% das notícias do futebol relacionadas à Copa das Confederações que terminou ou à Copa do Mundo de 2014, que já vem por aí. Até que, navegando pelo noticiário futebolístico dos sites especializados, caí numa notícia, no mínimo, polêmica. A revista esportiva inglesa "World Soccer", uma das mais famosas e respeitadas no segmento, trouxe uma matéria de capa com o seguinte tema: "Um time com os melhores de todos os tempos no futebol". Polêmica à vista!

A única unanimidade que existe quando vamos discutir quais são os melhores do mundo em determinada posição é justamente que não há - e nunca haverá - unanimidade. Se escolher os melhores do mundo na atualidade já é uma tarefa extremamente árdua, que dirá os melhores de todos os tempos. Ainda mais que cada tempo é um tempo, não é uma tarefa tão fácil comparar jogadores de diferentes times, diferentes épocas e diferentes momentos. Tudo bem, não há unanimidades. Mesmo assim, minha curiosidade falou mais alto e rolei a tela pra ver qual seria o time escalado.

Foram 73 votantes, entre jornalistas, treinadores e ex-jogadores. A formação é a tradicional 4-4-2.
Eis aqui a lista dos "campeões":
  • Goleiro - Lev Yashin (RUS) - 30 votos
  • Lateral-direito - Cafu (BRA) - 24 votos
  • Zagueiros - Bobby Moore (ING) - 24 votos
  • Zagueiros - Franz Beckenbauer (ALE) - 68 votos
  • Lateral-esquerdo - Paolo Maldini (ITA) - 48 votos
  • Meio de campo - Johan Cruyff (HOL) - 60 votos
  • Meio de campo - Alfredo di Stefano (ARG) - 26 votos
  • Meio de campo - Zinedine Zidane (FRA) - 27 votos
  • Meio de campo - Diego Maradona (ARG) - 66 votos
  • Ataque - Pele (BRA) - 63 votos
  • Ataque - Lionel Messi (ARG) - 46 votos
Depois de lerem a lista, alguma reação? Algum jogador que deveria estar ali e não está? Com certeza você sentiu falta de vários nomes. Tenho certeza que se nós pedirmos pros leitores do Resenha listarem os 11 melhores de todos os tempos, dificilmente conseguiremos duas escalações idênticas. Mas a pergunta é: algum nome que está ali te chamou atenção e não deveria estar? A mim, chamou: Cafu. Títulos e premiações à parte, consigo citar pelo menos 5 laterais direitos melhores que ele. E nem é preciso ir muito longe pra isso. Aqui no Brasil mesmo tivemos nomes como Carlos Alberto Torres, Djalma Santos e Nelinho.

Mas, como disse, toda lista é polêmica. Às vezes você não achou tão polêmica a "escolha" do Cafu como eu achei. Às vezes outros jogadores chamaram mais atenção do que o próprio lateral direito nascido no Jardim Irene. A única verdade é que é impossível escalarmos umas lista dos melhores de todos os tempos. Sempre foi, sempre será.

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...