segunda-feira, 22 de julho de 2013

De que lado eu vou?

Fala galera! Agora que já passou o primeiro jogo do Maracanã no Brasileirão 2013, me sinto a vontade pra falar o que penso sobre o assunto do "lado da arquibancada". Muita polêmica se criou durante a semana, o combinado entre Vasco e Flu para que as duas partidas fossem jogadas lá com 50% de ingressos pra cada já deve ser quebrado pelo lado vascaíno. Tudo por causa do local onde os torcedores vão ficar no estádio.

Tudo começou em 1950, quando o estádio foi construído, o Vasco, por ter sido campeão naquele ano teve o direito de escolher em qual lado ficaria sua torcida a partir de então, o outro lado coube ao Flamengo, que tinha a maior torcida já naquela época. A idéia era colocá-las de lado oposto, evitando problemas. Flu e Bota revezariam entre os lados de acordo com o adversário.


Vestiário personalizado do Flu
Pois bem... 2013 chegou, o Maraca foi reformado, e agora existe um consórcio que comanda o estádio. O Flu fechou parceria de 35 anos com o consórcio, lá mandará seus jogos de agora em diante. O Fla fechou até o fim do ano, provavelmente isso será renovado para muitos anos. O Bota tem o Engenhão, que deve retornar em 2015, e o Vasco tem São Januário. Ou seja... cada um no seu quadrado.

Só que o bicho pegou quando o Flu anunciou que seus torcedores entrariam pela rampa da UERJ, antiga entrada da torcida vascaína. Dinamite ameaçou, falou até a língua dar nó, mas Peter Siemsen não voltou atrás.

Eu já estou com o tema na cabeça faz uns dias, mas não quis me pronunciar antes, afinal, qualquer coisa que eu falasse, seja a favor de um ou do outro, pode ser considerado clubismo de minha parte.

Mas a situação é simples, pensem comigo:


Torcida do tricolor vai se habituar com um lado
Como eu falei antes, o Vasco manda seus jogos em São Januário, Fla e Flu fecharam com o Maracanã, nada mais justo que cada um vá para um canto, personalize seu local, coloque lojas, lanchonetes, o que quer que seja que aumenta sua receita. É justo que o Flu tenha que mudar de lado todas as vezes em sua própria casa?

Já pensou o Flu indo jogar em São Januário e o Vasco saíndo de seu vestiário para que o tricolor possa usá-lo, abrindo mão de seu conforto, sua personalização?

Dinamite foi infantil, provocou onde não deveria, criou um clima hostil para o jogo (situação que ele nunca havia criado antes, inclusive já viu clássicos ao lado de outros presidentes dos rivais). Pior será se o trato das duas partidas no Maraca for realmente desfeito. Será mais uma mancha na história da cartolagem brasileira.

E dentro de campo, que é onde interessa, o Vasco mostrou que tanto faz o lado que vai jogar, o que importa é bola na rede.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

3 comentários:

  1. Não houve sorteio. Vasco ficou com um lado por ter sido o primeiro campeão do Maracanã. Flu comprou história e tradição. Aliás, só não pagam a Série B!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, na ocasião o Vasco tinha sido o campeão carioca, e escolheu um dos lados, o Flamengo, por ter a maior torcida, ficou com o outro lado.

      Tem toda razão.

      Excluir
  2. Olá, Luiz!
    Bondade sua dizer que Dinamite foi infantil. O eterno ídolo e goleador é lambanceiro... Não tem noção do que é gestão. É por causas dessas e outras que o futebol carioca no que tange administração, parou no tempo. "Coitada da polêmica"! www.assuntodofutebol.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...