domingo, 13 de janeiro de 2013

E se o Mundial de Clubes fosse como a Copa do Mundo (Parte 1)

Fala galera! A partir de hoje iremos apresentar uma série escrita pelo jornalista da Agência EFE e do Blog Rivais do Rio, Bruno Guedes, tenho certeza que vocês vão curtir muito! Está valendo!!!


Estamos em dezembro de 2011. Por meio de comunicado, a Fifa anunciou que mudaria o Campeonato Mundial de Clubes, supostamente por queixas de patrocinadores e da televisão, que reclamavam do baixo faturamento da competição, com o sistema de apenas sete equipes, sendo apenas uma europeia e uma sul-americana.

Nascia assim um torneio com 32 equipes, que seria realizado em dezembro de 2012, para desespero dos clubes europeus, que fizeram de tudo para melar a competição. Após ameaça de pesada multa por parte Fifa, no entanto se resignaram a confirmaram presença no Mundial. A sede da primeira disputa do novo Mundial seria o Japão, mantendo o local já definido anteriormente.



A divisão das vagas também gerou polêmica. A Fifa decidiu manter exatamente o mesmo sistema da Copa do Mundo, incluindo a repescagem. Assim, além de uma vaga para o campeão nacional do país sede, seriam 13 para a Uefa, quatro para a Conmebol, cinco para a CAF, quatro para a AFC e três para a Concacaf. Duas vagas seriam decididas em playoff, por times da Conmebol, AFC, Concacaf e OFC.

Jérome Valcke
Com as queixas vindo de diversos lados, o secretário-geral Jérome Valcke anunciou que o sistema seria revisto para 2013, no Mundial do Marrocos. Com a nova distribuição, acabaria a repescagem, as duas vagas em questão, assim, iriam para Conmebol e OFC. Além disso, Uefa e CAF perderiam uma vaga, que iriam para a Conmebol e a Concacaf.

Abaixo, segue a lista dos classificados para o novo Campeonato Mundial de Clubes 2012. Em asterisco (*), as quatro equipes que teriam que disputar a repescagem. Para definir os classificados, a Fifa usou a principal competição de cada continente.

Classificados:

País sede:
01 Sanfrecce Hiroshima (JPN)

Conmebol:
01 Corinthians (BRA)
02 Boca Juniors (ARG)
03 Santos (BRA)
04 Universidad do Chile (CHI)
05 Libertad (PAR)*

Uefa:
01 Chelsea (ING)
02 Bayern de Munique (ALE)
03 Real Madrid (ESP)
04 Barcelona (ESP)
05 Benfica (POR)
06 Milan (ITA)
07 Olympique de Marselha (FRA)
08 APOEL (CIP)
09 Napoli (ITA)
10 Arsenal (ING)
11 Basel (SUI)
12 Inter de Milão (ITA)
13 Zenit São Petesburgo (RUS)

CAF:
01 Al Ahly (EGI)
02 Espérance (TUN)
03 Mazembe (RDC)
04 Sunshine Stars (NIG)
05 Berekum Chelsea (GAN)

AFC:
01 Ulsan Hyundai (COS)
02 Al-Ahli (ARS)
03 Al-Ittihad (ARS)
04 Bunyodkor (UZB)
05 Adelaide United (AUS)*

Concacaf:
01 Monterrey (MEX)
02 Santos Laguna (MEX)
03 Pumas (MEX)
04 Toronto FC (CAN)*

OFC:
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...