sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Adeus, Ladislao Mazurkiewicz

Fala galera!

Antes de mais nada, um feliz 2013 pra todos os leitores do Resenha. Na semana passada não consegui escrever a matéria de sexta-feira, então não apareço aqui desde o ano passado. Um ano de muita paz, saúde e sucesso para todos!

Queria fazer este post desde a época em que o fato aconteceu, mas só estou conseguindo fazer agora. De qualquer maneira, acho que vale a homenagem e lembrança deste que foi considerado um dos melhores goleiros do mundo.

Para quem não ficou sabendo, no dia 02 de Janeiro (há pouco mais de 1 semana), morreu em Montevideu o goleiro Ladislao Mazurkiewicz, aos 67 anos, devido a problemas respiratórios e renais. Mas peraí, pode ser que você não se lembre dele ao ler este nome. Pode ser também que você não se lembre mesmo se eu falar que ele foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de 1970, mesmo com sua seleção - o Uruguai - terminando na 4ª posição.

Chiquito, como era carinhosamente conhecido, iniciou sua carreira no modesto Racing de Montevideo, até chegar ao Peñarol, onde foi ídolo. Jogou também no Atlético-MG, onde foi campeão e conquistou o único título brasileiro do Galo Mineiro em 1971. Pela seleção uruguaia, disputou 3 copas do mundo. Para o soviético Lev Yashin, apelidado de "Aranha Negra" e considerado o melhor goleiro do mundo, Mazurkiewicz seria seu sucessor.

Ainda não sabe quem é o goleiro? Pois agora você saberá! Na Copa do Mundo de 1970, na semi-final entre Brasil e Uruguai, Mazurkiewicz foi o protagonista de dois lances atípicos e muito famosos. Além de cobrar um tiro de meta diretamente nos pés de Pelé e conseguir se recuperar e defender o chute de bate-pronto do brasileiro, foi ele o responsável por tomar o drible no famoso "gol que o Pelé não fez", um dos lances mais marcantes de toda a história das Copas.

Veja abaixo os dois lances que, entre outros, marcaram a carreira desse grande goleiro:


Grande abraço e um feliz 2013 para todos, novamente!
Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Eu até comentei isso no dia que ele faleceu e vou dizer novamente. Pelo que já vi, foi realmente um grande goleiro, mas achei exagerada a mídia falando que estava entre o maiores da história, entre os 30, talvez... entre os 5, de forma alguma...

    Eu queria ter feito essa homenagem, mas não deu tempo, ainda bem que você apareceu com ela!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...