sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Neymar, o novo Pelé?

Fala galera! No último fim de semana terminou o Brasileirão 2012, um dos menos emocionantes dos últimos anos, e até mesmo nas premiações que fazem jornais, revistas (e também fizemos a nossa na Fan Page do Resenha Esportiva) e CBF tudo era mais ou menos previsto. Porém um fato chamou a minha atenção: Neymar.

O garoto santista simplesmente ganhou status de Pelé pela Revista Placar.

De acordo com a pontuação da Revista no Troféu Bola de Prata o menino da Vila levaria a Bola de Ouro com facilidade, média 7,12, quase 1 ponto à frente de Ronaldinho (???) o grande vencedor. Por isso e pelos dois anos anteriores a Revista resolveu colocar Neymar como "hors concours", ou seja, de agora em diante ele não participa mais da brincadeira.

Antes de Neymar apenas Pelé havia recebido tal status, no início da década de 70.


Neymar recebe o prêmio de Ronaldinho
e Marcelo Duarte --- Foto: Renato Pizzutto
O risco que Placar corre ao igualar Neymar com o Rei do Futebol é grande. Não sabemos até que ponto ele se tornará o craque que achamos que será. Em breve uma transferência para o futebol europeu pode diminuir seu status, como já aconteceu com Denílson, Robinho, Diego e outros tantos nomes que surgiram como promessas.

Neymar realmente está um ou dois níveis acima de todos os jogadores do país, é muito provável que ele ganhe todos os prêmios que dispute por aqui nos próximos anos, mas acho muito cedo para igualar seu status ao de Pelé. Neymar ainda não ganhou nada na carreira!!!

Seus gols empolgam, ele é ídolo, mas por mais que faça não vejo como um jogador (ainda) acima do bem e do mal. Outros craques tiveram essa condição por alguns anos e não teve o mesmo reconhecimento que Neymar, mas também não tiveram o marketing em cima.

Zico, Falcão, Romário, Edmundo... todos eles dominaram as premiações por alguns anos em sequencia.

Só o tempo vai dizer se a Revista tem razão ou não.

Será que realmente Neymar é o novo Pelé?

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários:

  1. Luiz,

    Neymar, a cada dia, tem desenvolvido bem seu futebol e é, na atualidade do futebol brasileiro, um dos maiores craques em atividade...

    mas não acho que seria justo compará-lo a Pelé... cada um a seu tempo... e Pelé já fez sua história e Neymar está ainda construindo o seu...

    abs...

    ResponderExcluir
  2. Questão complicada, meu xará! É difícil e desaconselhável a comparação de eras, sabemos bem que aplicar isso ao futebol é temerário. Por isso eu faço assim: dentro e fora de campo. Dentro de campo, podemos comparar com números: partidas, gols, etc....portanto, Neymar pode ser um novo Pelé, embora tudo indique que não superará o Rei. Repito: falando em números da bola.

    Já fora do campo, eu não vejo como comparar. De novo a questão das épocas. O mundo é outros, a mídia é outra, envolve tecnologia, população, alcance. Por isso, não comparo. Uma duvida que sempre tenho: Neymar fatura altíssimo fora dos campos, ok! Mas e o Rei, fatura quanto? Mais ou menos que Neymar? Pelé fatura mais de 30 anos sem jogar uma partida.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...