sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Intercâmbio

Fala galera! Muito tenho ouvido falar nos últimos anos da queda de qualidade dos jogadores brasileiros, até acho que não é tão assim como dizem, acredito que temos muitos jogadores excelentes, temos uma fornada ótima saíndo, que é a geração medalha de prata em Londres, e acho que nosso celeiro não para de produzir.

Qual seleção do mundo conta com jogadores do porte de Neymar, Lucas e Oscar? Ainda são jovens? Claro que são, tem muito a aprender, cada um à sua maneira, mas a chance de futuro pra eles é enorme.

E aí que entra o assunto do post... a maioria diz que Neymar só vai evoluir se for pra Europa, assim como Lucas e Oscar, eu sou dessa opinião também. Mas será que esse êxodo repentino de nossos atletas não está transformando o nosso futebol?
A fornada tá pronta, ela será aproveitada?
Daniel Marenco/Folhapress

Até final da década de 80 raros eram os jogadores que tinham chance fora do país, nós tínhamos um futebol inteligente, bonito de se ver, com muito improviso. No decorrer do tempo os brasileiros foram dominando o mercado, cada dia mais cedo estavam indo para a Europa, lá eles aprendiam de tática em detrimento da técnica que era exaltada por aqui. Com base nisso nossos treinadores começaram a buscar aprender sobre isso também, já que se tornou uma exigência para atender nossos atletas, e talvez o nosso problema está aí.

Será que em virtude dessa precocidade nossos craques não abandonam a técnica e se preocupam mais com a tática? Será que com isso não passamos a nos nivelar com o futebol europeu e como eles estão anos-luz na nossa frente no que diz respeito a disciplina eles acabaram nos passando?

Talvez um ótimo exemplo seja a Argentina, antes temida, hoje apenas uma seleção intermediária. Aconteceu o mesmo com seus jogadores...

Eu não sei ao certo, é apenas uma teoria, mas acredito que tenha muito fundamento.

Temos vários casos de jogadores que eram jóias por aqui e perderam o brilho com o tempo: Robinho, Diego, Denílson, Pato... todos saíram muito jovens do país.

Será que esse intercâmbio precoce é bom para os nossos jogadores? Ou será que Neymar faz o certo ao se desenvolver por aqui para depois tentar a sorte por lá?

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...