segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Clube dos 5

Fala galera! Hoje vamos falar de um clube muito especial, não to falando de Flamengo, São Paulo, Santos, Vasco... nada disso... to falando do Clube dos 5.

Alguém aí sonha do que se trata? Não? Vou explicar então...

É um clube restrito e só treinadores podem fazer parte, e pra fazer parte não é simples, não é só virar sócio e pronto... pra isso o treinador precisa ser Campeão Brasileiro, da Libertadores e Mundial.

E porque ressuscitei isso agora? Fácil... Tite pode mudar o nome do clube para Clube dos 6 caso o Corinthians vença o Mundial desse mês, ao vencer o Brasileirão de 2011 e a Libertadores de 2012 ele não só entrou na disputa por uma vaga como também quebrou um jejum que já durava 14 anos, desde o Vasco de 1998 que o atual campeão brasileiro não faturava a Libertadores do ano seguinte.

Até hoje apenas cinco treinadores conseguiram essa façanha, o primeiro deles só foi reconhecido nos últimos anos, quando a CBF deu importância à Taça Brasil como título Brasileiro também. Lula treinou o Santos por muitos anos e conquistou Libertadores e Mundial em 62 e 63, além das Taças Brasil de 61, 62, 63, 64 e 65.

Tite vai entrar nessa lista?
Depois veio Carpegiani, que foi o primeiro “oficialmente” do Clube, ao vencer o Brasileirão de 82 depois ter faturado Libertadores e Mundial em 1981.

Anos mais tarde Telê Santana levou o São Paulo ao topo do mundo e garantiu sua carteirinha do clube. Mundial e Libertadores em 92 e 93, Brasileirão de 91.

Abel Braga acabou e entrar nesse hall ao faturar o Brasileirão pelo Flu em 2012, antes disso já tinha dado ao Inter seus dois títulos mais importantes, a Libertadores e o Mundial de 2006.

O último e mais curioso é Paulo Autuori. Campeão Brasileiro em 95 pelo Botafogo, faturou a Libertadores pelo Cruzeiro em 97, mas não levou o Mundial na final contra o Borussia Dortmund. Anos mais tarde, em 2005, sob seu comando o São Paulo se sagrou campeão não só da Libertadores como Mundial também, diante do Liverpool.

Graças a isso Autuori é o único que conquistou a trinca por times diferentes.

Com o Mundial na porta resta saber se Tite entra no Clube ou se vai ter que ralar mais um ano pra conseguir.

Qual é sua aposta?

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

7 comentários:

  1. Luiz,

    eu vejo que Tite tem tudo para entrar nesse clube.

    Clube esse, que tem gente ali que não é assim tão copetente...vencer como Barcelona é fácil meu amigo, quero ver é vencer com o Palmeiras de hoje...rsrsrs

    SOMOS FLAMENGO - CHAPA AZUL
    somosflamengo33.blogpsot.com

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogpsot.con

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Tite entra na lista também, o Corínthians é mais compacto que o Chelsea, que se desmantelou depois da Champions, o atual treinador nem deve durar muito...

      Excluir
  2. Quanto ao Paulo Autuori, o mesmo não disputou a final do Mundial em 97 com o Cruzeiro, pois saiu logo após a conquista da Libertadores devido a divergências profissionais e de caráter com o diretor de futebol, conforme suas próprias palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Antonio, se não estou enganado o treinador na ocasião foi o Nelsinho, confirma?

      Excluir
    2. Confirmo. Nelsinho era o treinador!

      Excluir
  3. Muito interessante o post, Luiz. Nunca tinha ouvido falar mesmo.
    Telê Santana é lenda! :P

    ResponderExcluir
  4. Por incrível que possa parecer, eu não vejo favoritismo para nenhum dos lados nesse "possível" confronto entre Corinthians x Chelsea. Mas, sinceramente, vou torcer muito pelo Chelsea. Como brasileiro deveria torcer pelo Corinthians, mas eu não consigo. Ainda mais pelo Tite!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...