quinta-feira, 29 de novembro de 2012

E o mascote da Copa do Mundo de 2014 será... Fuleco??

Começou errado, tinha que terminar errado. A saga começou quando escolheram um tatu-bola para simbolizar a Copa do Mundo de 2014, que será realizada aqui no Brasil, como todos já sabem. Entre 47 (isso mesmo, quarenta e sete) propostas vindas de seis agências de publicidade espalhadas pelo Brasil, o tal tatu-bola foi o escolhido. Justificaram a escolha por se tratar de uma criatura nativa do Brasil, o Tolypeutes tricinctus (?). Começou errado...

Já temos o mascote, agora vamos escolher o nome. Quem sabe assim dá pra melhorar um pouco a situação? Ledo engano. Os nomes finalistas para o tatu-bola foram: Zuzeco, Fuleco e Amijubi. Isso mesmo, conseguiram selecionar três nomes estranhos como finalistas. A "comissão de especialistas" escolhida para selecionar esses três nomes foi formada por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos.

Como tudo já estava perdido, tanto faz como tanto fez, a decisão foi pelo Fuleco. Após votação popular com mais de 1.7 milhões de votos em três meses, o nome Fuleco sagrou-se vencedor com 48% da preferência dos votantes, contra 31% do Zuzeco e 21% do Amijubi. Fuleco já ganhou até sua própria canção - Tatu bom de bola - cantada pelo sambista Arlindo Cruz. Tem também seu vídeo oficial, apresentado pela FIFA.

Segundo a FIFA, a escolha do nome Fuleco deu-se por simbolizar uma mistura entre as palavras "futebol" e
"ecologia", visando incentivar o público a se comportar de forma "ambientalmente correta" durante o evento. Obviamente o povo não perdeu tempo e já fez a analogia de que Fuleco seria, na verdade, a mistura de "fuleiro" com "timeco".

Não é preciso nem falar que também não gostei da escolha. Quem quiser ver uma homenagem que o KibeLoco fez para o mascote, aqui vai. Fora de campo já começamos o vexame, espero que dentro de campo seja diferente. Se vira nos 30, Felipão!

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...