segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Craque em todos os campos

Fala galera! Nesse último domingo terminou o Mundial de Futsal da Tailândia, e como já sabemos, o Brasil sagrou-se campeão novamente, já são 7 títulos brasileiros contra 2 espanhóis (finalistas nas últimas 5 edições) e 1 do Paraguai. O que pouca gente sabe é que um craque dos gramados tem em seu currículo um Mundial de Futsal também, ou Futebol de Salão, como falávamos na época.

Nascido no Rio de Janeiro em 1956, Adílio de Oliveira Gonçalves, ou simplesmente Adílio, teve poucas chances na seleção de futebol de campo, foram apenas 2 jogos em toda a carreira, mas não deixou o placar em branco, marcou o seu.

Depois de ganhar tudo o que disputou pelo Flamengo foi jogar no Coritiba e entre essa passagem pelo Sul e sua ida para o Equador, onde defendeu o Barcelona, arrumou um tempinho pra fazer parte da equipe que se sagrou tricampeã mundial de futebol de salão em 1989, na competição disputada na Holanda.

Em uma de suas apresentações pela
Seleção Canarinho
Essa competição marcou o início da chancela Fifa nas competições de futsal, pela primeira vez a federação que controlava os gramados passaria a controlar as quadras também.

O Brasil fez uma campanha bem irregular na ocasião, com 4 vitórias e2 derrotas nas duas fases iniciais só conseguimos chegar à final depois das disputas por pênaltis contra a Bélgica na semi.

Na final pegamos os donos da casa, e faturamos o título com uma vitória sofrida, 2x1, gols de Benatti, vice-artilheiro do Mundial, e de Raul.

Adílio, o camisa 13, marcou duas vezes (mais que em toda sua carreira na Seleção de Campo), um contra o Paraguai e outro contra a Argentina, coincidentemente nossos maiores rivais na América do Sul.

Em uma seleção que tinha craques como os já citados Benatti e Raul, além de Toca, Átila e Marquinhos e o goleirão Serginho, Adílio era apenas coadjuvante, assim como foi por muitos anos no Flamengo de Zico, mas o que ninguém nunca vai negar é que o Brown, como era chamado pelos amigos, era um craque em qualquer superfície.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Apesar do Brasil dominar com sete títulos, o que deu para ver é que na época do Adílio não era tão menos difícil ou sofrido como é hoje em dia !!!!!

    Eu tinha uma camisa parecida com essa que el veste quando era criança (no tamanho de criança) mas ela sumiu !!!!!! lamentável !!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...