sábado, 24 de novembro de 2012

Adeus Mano...

Fala galera! Ontem fui surpreendido com a notícia da demissão de Mano Menezes do cargo de treinador da seleção brasileira. Nem me lembrava mais que ele existia, ou que existia Seleção Brasileira, afinal... só tem jogo ano que vem... e meu camarada Guilherme me chamou no chat do Facebook para saber minha opinião sobre a demissão do Mano... levei um susto!!

Acredito que todos os blogs do Brasil relacionados a futebol devem ter falado disso ontem, mas eu resolvi deixar pra hoje, afinal, gosto de ser diferente...

Mano nunca foi meu preferido, nem quando foi indicado, seus resultados eram ruins em excesso (até porque sempre defendi Dunga e seus resultados na Seleção, podem conferir aí no histórico do blog), suas convocações totalmente "passionais", mas a pergunta que tem que ficar é: agora era hora?

Passamos com fracasso pela Copa América, perdemos a final das Olimpíadas, conquistamos (??!!) dois Superclássico das Américas em dois disputados, mas o principal, a Seleção começava a ter uma cara de verdade, nem tanto por mérito de Mano, mais em virtude da qualidade de alguns jogadores.

Faltando 1 ano e meio para a Copa, a única coisa que me faz acreditar que essa demissão não foi política (assim como sua contratação) é imaginar que um "efeito Felipão" volte a acontecer.

Não há tempo hábil para mudar a estrutura, não teremos grandes desafios. A Copa das Confederações só começa a pegar a partir da semi-final, no máximo dois jogos fortes.

Vários nomes já foram cogitados, entre eles o próprio Felipão, Muricy e Tite. Felipão passou do ponto... Muricy não é formador de equipes, já mostrou isso, e Tite... bom... Tite é uma incógnita a vida toda...

Eu prezo pela comissão técnica, digo isso faz tempo, se Muricy é considerado o melhor treinador do país e não é um bom "montador" de time, e Cuca é considerado um ótimo formador de grupo, mas não tem muito sucesso como treinador, porque não montar uma comissão com os dois? Será que Muricy toparia ser ajudado mesmo com toda a sua arrogância?

Acredito que um trabalho, por pior que seja, já foi iniciado, e o novo treinador (ou comissão técnica) deve segui-lo, mudando uma ou outra peça.

O jeito é aguardar 2013 para saber o novo comandante do hexa, se é que o mundo não acabará dia 21 de dezembro...

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

17 comentários:

  1. Belo post, Luiz. Também fui pego de surpresa, ainda mais depois do "título" recente contra a Argentina. acho muito difícil que seja montada uma comissão técnica entre dois grandes técnicos, como você falou. acho que a vaga vai ficar mesmo entre Felipão e Muricy.

    Independente do técnico escolhido, não vejo grandes mudanças pra seleção brasileira em termos de plantel. Talvez uma ou duas trocas em campo (como o Lucas de titular) e alguma alteração tática. De resto, vai ser o time do Mano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o Tite tá forte na briga, ainda mais se faturar o Mundial... como falei no post, temo por uma decisão política (e o Tite seria isso) como foi em 2010...

      Excluir
  2. Essa notícia pegou todos de surpresa, mas acho que não era a hora de demiti-lo porque a seleção estava começando a ganhar uma cara, se fosse pra demitir teria que demitir antes.

    Para assumir o cargo gosto muito dos nomes citados por você Luiz, Muricy, Felipão e Titi, mas gosto tb da possibilidade de ter Pep Guardiola como nosso treinador, seria meio que revolucionário para o futebol Brasileiro jogando um futebol moderno e bonito, é claro que a seleção não tem Xavi, Iniesta e Messi, mas tem vários craques também! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que Guardiola tem um ótimo agente e marketeiro. Não... não sou louco de falar que ele não é um bom treinador ou que pode vir a ser um grande nome um dia, mas ele ainda não tem bagagem suficiente para colocarmos o nome dele no patamar dos inquestionáveis.

      Guardiola pegou um Barcelona que ganhava quase tudo, ganhou tudo, perdeu tudo, e hoje o time continua ganhando tudo... o segredo era só dele??? Não creio...

      Mas é o que já falei... se ele conseguir trazer Messi, Iniesta, Xavi e Fábregas, eu to com ele nessa lista!!!

      Excluir
    2. Mantenho minha opinião, em questao do Barça de Pep e o Barça de agora, da pra ver que o Barça caiu muito de produção, quem acompanha os jogos do Barça sabe !!

      Excluir
    3. Mas os resultados do Barça de hoje provam o contrário.

      O time acabou de quebrar o recorde de melhor início da história do Espanhol...

      Excluir
    4. Os times espanhóis estão cade vez piores, ai fica fácil para o Barça, incluseve o Real !!

      Excluir
    5. Mas o mesmo Real, com o mesmo treinador do ano passado, e elenco reforçado, não repete a boa campanha... pelo contrário, já está praticamente fora da disputa do título...

      Sobre os times, acredito que alguns times subiram de nível pra essa temporada com relação à anterior. Não vão brigar, mas não farão feio.

      O hoje vice-líder Atlético de Madrid, o milionário Málaga, o Bétis, e até mesmo o Valencia que começa a se recuperar vão incomodar. Ano passado eram só os dois e só...

      Excluir
    6. Mas ainda acho que são bem inferiores, e não atrapalham nada nada na vida do Barça. Quanto ao Real, esse Real q vc diz "fraco" venceu o Barça com esse novo treinado, quando era o Guardiola não conseguia !!

      Excluir
    7. Peraí, o Real não é fraco não, ele só não faz boa campanha. Ano passado ele terminou com 100 pontos contra 91 do Barça, ganhou o campeonato com 3 ou 4 rodadas de antecedência, esse ano ocupa a "modesta" 3ª posição com 8 pontos a menos que o mesmo Barça e com 1 jogo a mais.

      E ano passado o Real venceu por 2x1 no Nou Camp (ou Camp Nou, como queiram) com gols de Khedira e Cristiano Ronaldo (Sanchis descontou). Lembro que vi esse jogo no Bar do Gilson, em Além Paraíba, e ainda ganhei uma aposta em cima dele...

      Excluir
    8. Concordo com meu amigo mário soares,pep é o melhor nome dentro dos que estão por aí,e acho que em termos de qualidade hoje ele é junto com mourinho o melhor treinador do mundo pra mim!

      Excluir
  3. Luiz,

    acho que o Mano saiu tarde... e o novo treinador terá um tempo bem menor para prepara nossa seleção...

    vejamos no que vai dar...

    abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho André, a única coisa que me deixa receoso é justamente por esse tempo que teremos... que 2002 se repita...

      Excluir
  4. Também fui pega de surpresa. Não esperava que a demissão viesse só agora. Mas, veio, e isso que importa. Mas, concordar com da maneira que foi feita é outra história.

    Dá uma passada no blog "Abre Aspas".. Que tal trocarmos links?? raypovoa.blogspot.com

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Luiz,

    Mano foi longe demais. Infelizmente ele não tem capacidade para comandar a seleção brasileira.
    Gostaria de ver uma sacudida geral no futebol brasileiro, que há muito tempo deixou de ser referencia. Estou entre aqueles que gostariam de ver Guardiola como técnico, mas isso não vai acontecer.

    abs

    ResponderExcluir
  6. A questão é: seja por capricho, poder ou diferença pessoal, o presidentezinho da CBF vai fazer do seu jeitinho. Não se trata mais de competência, métodos ou fator sorte. Marin quer que seja ao seu modo. Lamentável, pois o novo treinador terá menos tempo do que Mano teve até agora.

    E no final das contas, sabe quem vamos vaiar? O treinador, seja Felipão ou Guardiola.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  7. A notícia pegou de surpresa mesmo... No final das contas acabou sobrando pro Felipão de novo! Com certeza ele vai chamar alguns medalhões, como fez na sua primeira convocação. Até Mauro Silva foi titular!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...