terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Copa do Mundo é nossa

Fala galera! Dia 1º de Novembro começa a Copa do Mundo de Futsal, como o Thiago já tinha noticíado no início desse ano, e o Brasil vai em busca do heptacampeonato, seria o 6º desde que a Fifa passou a comandar a competição.

Além do Brasil, apenas o Paraguai, em 88 (a última competição sob o comando da já extinta FIFUSA - Federação Internacional de Futebol de Salão) e a Espanha, em 2000 e 2004, foram campeões. O domínio é absoluto no esporte, e uma pova clara é que que nesses três torneios que não vencemos conseguimos chegar a duas finais e apenas em 2004 caímos na semi (terminando em terceiro) ao sermos derrotas nos penaltis pela Fúria.

Vinícius levanta a taça em 2008
Qual o brasileiro que chegará mais perto em 2012?
Mas o domínio tupiniquim é tão grande que mesmo fora da final conseguimos fazer um campeão, Marcelo, jogador naturalizado espanhol, e além disso ainda contávamos com 10 jogadores na lista de convocados da outra finalista, Itália.

Mas o pior ainda estava por vir...

Chegamos em 2008, competição realizada o Brasil, e as 4 melhores equipes contavam com jogadores brasileiros. A Seleção Canarinho, óbvio, a Espanha de Marcelo, Fernandão e Daniel (campeão em 2000), a Rússia do artilheiro Pula e do craque Sirilo (brasileiros também) e a mais surpreendente de todas, a equipe italiana, que dentre seus 14 atletas convocados (o máximo permitido no Mundial) tinha 100% de brasileiros.

Sim! Isso mesmo! Todos os "italianos" do Mundial eram brasileiros de nascimento!!!

Levando em conta o que nos espera pra esse Mundial que será disputado na Tailândia, é muito provável que mais uma vez, pelo menos um brasileiro levante o troféu, já que a mesma Itália anunciou 7 em sua lista, e Espanha, Portugal e Rússia, que são os outros favoritos, também devem contar com amarelinhos no elenco.

Confesso que não tenho uma opinião formada sobre isso tudo, só acho muita loucura...

Se quiser ficar por dentro do Mundial de Futsal sem sair do Facebook é só curtir nossa Fan Page.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Luiz,

    o futsal pode nos dar mais essa alegria, enquanto que o o futebol de campo...rsrsr... sei não...

    rsrs...


    abs...

    ResponderExcluir
  2. A nacionalidade adquirida pela naturalização não causa problemas, desde que legalizada e reconhecida pelos países. O que incomoda é um caso como este da Itália, com 7 jogadores brasileiros de origem.

    Seria o caso de rever a questão, como é feito com os clubes que possuem estrangeiros, colocando um limite de jogadores naturalizados para atuar ao mesmo tempo.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. Luiz,

    pelo menos por enquanto aqui no futsal ainda podemos nos dizer soberanos. E concordo com o LUiz do FuteBRONCA, é preciso rever essa questão da naturalidade, já que por aqui é impossível se competir financeiramente com a Europa, Asia...

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogapot.com

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece até o tênis de mesa onde todo mundo é chinês. Mas engraçado que a China acaba sempre ganhando ... ou seja, os cineses que se naturalizam por outros países devem ser os "piorzinhos" e eles pelo menos tem chance de estar nas Olimpíadas, por exemplo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...