segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Obras da Copa - Parte 2

Fala galera! Em maio desse ano fizemos um panorama de como estavam as obras dos estádios brasileiros para a Copa 2014. Esses dias saiu mais uma parcial na Globo.com e resolvi comparar o que mostramos aqui e como está a situação atual.

Na ocasião muitos torcedores criticaram o post, a maioria deles pelo Facebook. Os corinthianos reclamaram do que falamos do estádio deles, os colorados meteram a malha também, até os mineiros que aguardam o Mineirão bateram com pressão, mas a verdade é que pouca coisa mudou até então, e não parece que estávamos muito errados...


Dá pra notar pelo gráfico que nenhum estádio avançou na previsão de conclusão, porém tivemos 4 que adiaram o prazo: Beira-Rio, Arena Pantanal, Arena da Baixa (que está desde abril com o percentual de 52% informado pela construtora) e a Arena Pernambuco.

Mas nem tudo é desespero, temos estádios prontos para inaugurar em 2013, casos do Mineirão, Castelão, Fonte Nova e o Mané Garrincha, de Brasília. Também dá pra destacar a obra a toque de caixa do Itaquerão, em São Paulo, que continua dentro do prazo de conclusão.

A Arena das Dunas, localizado em Natal, é o estádio que mais preocupa. A obra pouco evoluiu em 4 meses, e o prazo de Dezembro de 2013 começa a ser prejudicado, tudo leva a crer que ele não estará pronto para o Mundial.

Com relação a esse estádio o que mais assusta é a possibilidade de acontecer o que Romário falou no início do ano: “Essa palhaçada vai piorar quando estivermos a um ano e meio da Copa. O pior ainda está por vir, porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Ai vai acontecer o maior roubo da história do Brasil. Ai eu quero ver se as pessoas que apareceram sorrindo na foto durante a reunião de ontem vão querer aparecer. Esse Brasil é um circo e os palhaços vocês sabem bem quem são”.

E aí amigos... nosso dinheiro vai pro ralo mais uma vez...

Ah... sou totalmente a favor da Copa aqui, mas essa frase do Baixinho me assusta muito...

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

7 comentários:

  1. vai acontecer isso mesmo que o romario falou, infelizmente. sinceramente nao sou nem um pouco a favor dessa copa no Brasil. nosso pais tem problemas de urgencia que necessitam de respostas, mas isso a copa tbem nem influenciou tanto, ja que de qualquer forma eles nao seriam resolvidos. acho q a copa seria valida somente pra alavancar o capital investido em infraestrutura no pais, mas isso nao eh nem de perto o que vem acontecendo....uma lastima. no final, essa copa vai servir para aumentar desproporcionalmente a divida publica, deixar alguns estadios as moscas, que nao servirao pra nada ( olha o mane garrincha com capacidade pra 71 mil pessoas!!!) e uma minuscula parcela da populacao multiplicar a sua fortuna. e de quebra, ainda acho que a gente vai perder essa copa hahahaha. q qui vc acha luiz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo bastante contigo Joe. Acho que esse problema público vai rolar com pressão mesmo, principalmente nesse ponto que citou sobre os estádios fantasmas. Mas de qualquer forma eu sou a favor da Copa, pois penso que alguns investimos privados não existiriam sem ela. O que acho é que tanto Governo quanto CBF não estão tratando o assunto com a seriedade que merece, não se planejaram e arrumaram uma forma de "lucrar" em cima disso. Se eu soubesse que seria assim, seria contra.

      Sobre o resultado, eu não gosto do Mano, acho bem medíocre, mas vejo o Brasil com chances. Temos bons jogadores e o fator casa por ajudar. Entram na briga Alemanha, Espanha e Holanda, e talvez, muito talvez, a Argentina.

      Excluir
  2. Luiz,

    O problema é que nós somos todos coniventes, sabemos como tudo vai acontecer (protelação, obras a toque de caixa sem fiscalização dos TCU...) , mas cobramos muito pouco ou quase nada dos governantes.
    O problema é cultural. Enquanto acharmos normal essa cacalhada meter a mão e se perpetuar no poder, nada vai mudar, infelizmente.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo cara, a gente reclama muito, mas somos os primeiros a aceitar uma "mãozinha".

      O CQC fez uma matéria muito maneira sobre isso há 2 semanas.

      Ou seja... cobramos (???) dos políticos mas não fazemos nossa parte.

      Excluir
  3. Acho que a palavra conhecida que resume tudo é pizza. É sempre assim, eles fazem tudo errado, depois aceleram para poder levar vantagem, desviar o money e essas coisas, todo mundo sabe que fazem, todo mundo denuncia, exige explicação e tudo mais, a Copa começa, o Brasil entra em campo, todo mundo faz festa e esquece tudo. E dá-lhe pizza.

    Nos lamentamos e nos revoltamos, mas nem nós e ninguém resolve nada ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é mais ou menos por aí. Como falei lá no texto, Romário foi perfeito em sua colocação.

      Excluir
  4. A coisa é tão arquitetada pra esse lado que escolhem a dedo os estádios que devem acabar primeiro. É só lembrar que Mineirão e Castelão foram os primeiros a começarem as obras, e estão com o cronograma adiantado em relação aos outros. Os que demoram a começar são os que serão alvo das dispensas de licitação no ano que vem.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...