quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A base tá montada

Fala galera! Hoje vou mudar o foco da conversa sobre a Seleção Brasileira. Sempre que falamos é só para criticar Mano Menezes, mas hoje vai ser diferente, e como diria Cléber Machado: hoje não, hoje não, hoje sim...

Pois é... a crítica vai acontecer no decorrer da conversa, mas pra vocês entenderem, vamos lá...

Falta pouco menos de 2 anos para a Copa, que todo mundo sabe, é o objetivo principal do trabalho de Mano. Um dos pedidos mais consistentes da torcida brasileira ao final do Mundial da África era de que a seleção precisa de renovação. O então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, entrou ao vivo em um programa do Sportv falando sobre isso, logo após a eliminação contra a Holanda, então nada mais justo que muitos testes tenham que ser feitos por Mano.

Só que agora chega... não tem muito o que testar, a seleção está com sua base montada, apesar de muita gente que só sabe criticar falar o contrário. Vou montar uma base do que aguardamos para 2014.

Goleiros: Jefferson parece nome certo na Copa, vem sendo utilizado com frequencia desde que Mano assumiu, o outro nome que teremos deve ser Diego Alves, do Valencia, que vive uma fase espetacular. Ainda não dá pra arriscar outro goleiro, mas é importante saber que temos dois bons nomes já. Diego deve ser o titular na Copa em minha opinião e Julio César parece abandonar de vez a chance de disputar mais um Mundial indo para o QPR, da Inglaterra.

Laterais: Na direita não teremos problema e a chance de repetirmos 2010 é grande. Daniel Alves continua o mesmo, e Maicon acertou sua transferência para o Manchester City, provavelmente volta à boa fase e consequentemente para a seleção. Outro nome é Danilo, já que Rafael não aproveitou a chance em Londres. Pela esquerda Marcelo tá dentro, é só não aprontar. Alex Sandro subiu no conceito de Mano após as olimpíadas e deve brigar com Adriano por essa vaga que resta.

Zagueiros: Thiago Silva e David Luiz são indiscutíveis. Dedé e Réver estão bem na briga, assim como Juan, que agrada Mano. Essa posição está praticamente fechada já, só um grande revertério (e no Brasil tudo é possível em se tratado de futebol) que muda a zaga.

Mais da metade desse time estará na Copa
Volantes: Sandro e Rômulo saíram de Londres com moral e entram bem na disputa por uma vaga, Lucas é outro que é xodó de Mano e não deve ficar muito tempo fora da lista.Paulinho é o grande nome da posição no futebol nacional e ainda temos Hernanes, da Lazio. Se formos considerar Ramires um volante, ele também tá na briga. Arouca foi convocado, mas acho difícil que se mantenha no grupo, falta marketing pra ele.

Meias: Aqui a briga é boa, mas é boa demais pra gente, porque temos talento de sobra. Oscar e Lucas (ex-São Paulo) devem seguir nesse grupo até lá. Ganso permanece uma incógnita e ainda tem muita gente ruim ao seu lado, o que atrapalha demais sua carreira, não sei até quando vai conseguir jogar. Kaká parece que não vai mais ser o que esperamos dele a vida toda e que demonstrou ser no Milan. Insatisfeito no Real, não joga, e não é vendido, sem pegar na bola fica complicado pro treinador. Não podemos esquecer que sempre aparece um grande nome nessa posição, então ainda tá bem aberta, mas com muita vantagem pra Oscar no time titular.

Ataque: Alguém duvida que Neymar e Leandro Damião estão na Copa? Eu não... Hulk e Jonas são peixes de Mano e devem permancer por aqui até perto do Mundial. Fred parece descartado, mas ainda temos a possibilidade de volta de Robinho e de Pato e ainda o surgimento daquele "craque", sim, aquele que sempre pinta nas vésperas da Copa e que o povo faz pressão pro treinador levar.

Acho que é isso, não dá pra mexer muito além do que temos aí, meu time hoje (e do Mano provavelmente) é Diego, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Sandro, Ramires, Rômulo e Oscar; Neymar e Damião.

Sim, temos uma base formada, e espero que o povo torça, mesmo não gostando do treinador. E pra quem fala que vai torcer pra Argentina (todo ano escuto isso) só lamento... vai sofrer dobrado.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Luiz,

    eu gostaria de ter seu otimismo, mas confesso que vou fazer igual a São Tomé, vou ver para crer.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    clebersoares.blogspot.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lembrando das Copas que assisti, eu percebi o seguinte:
    - 1994 o Parreira levou Ronaldo com 17 anos. Pegou experiência pra se tornar decisivo nas Copas seguintes;
    - 1998 o Zagallo levou o Denílson, que não estourou como esperado, mas foi útil na campanha do penta;
    - 2002 o Felipão levou Kaká e Ronadinho, que mais tarde se tornaram os pilares da Seleção;
    - Em 2006 o Parreira tinha uma equipe de estrelas, e não lançou nenhum jogador novo. A aposta era que Robinho fosse o sucessor de Ronaldo, além do Adriano;
    - Com a derrota em 2006, Dunga entrou com a ideia de renovar a seleção. Renovou, mas não com jogadores jovens que fariam a diferença depois;
    - Pra 2014, Mano começou a renovação. Ótimo, mas penso que é essencial que houvesse alguns medalhões para segurar a onda na hora do aperto.

    A base realmente não é ruim, mas falta alguém pra colocar medo nos adversários, Neymar é muito novo pra puxar a responsabilidade sozinho de uma Seleção com a história que tem a Seleção Brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Temos que torcer para que Ronaldinho, Kaká, Robinho, Adriano voltem a jogar em bom nível para melhorar a parte ofensiva da seleção e vamos ganhar e mto em experiência... Temos que definir logo um goleiro, pra mim hj eu escolheria o Cássio, acho que a zaga da seleção está formada, e a dupla de voltantes com Rômulo e Ramires é interessante... O importante eh montar logo uma base, falta ao msm tempo pouco tempo e mto, pq até lá mtos jogadores podem se machucar ou até mesmo voltar a mostrar um bom futebol

    ResponderExcluir
  4. Por favor, alguem que tenha um blog pode me explicar esse site? O_o

    www.divulgablog.tk

    É isso mesmo?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...