domingo, 26 de agosto de 2012

O caminho para a sulamericana 2013

Fala galera! Conforme prometido no Facebook e no Twitter na quarta-feira, vamos hoje explorar os critérios de classificação para a Copa Sulamericana 2013. Durante o intervalo do jogo Botafogo x Palmeiras a Rede Globo fez o possível para confundir a cabeça do torcedor, criou vários gráficos, lindos por sinal, mas que no final das contas não deixava claro qual era o critério, e hoje o Resenha Esportiva vai simplificar isso tudo.

Como todo mundo já sabe, o critério antigo era simples: os 8 primeiros colocados do campeonato brasileiro que não estarão na Libertadores do ano seguinte. Nesse caso estariam então do 5º ao 12º, porém, se Corínthians (campeão esse ano) e Palmeiras (campeão da Copa do Brasil) aparecerem no final entre o 1º e o 12º, abririam-se novas vagas, já que eles não podem participar das duas competições sulamericanas no mesmo ano. Beleza, simples de explicar.

Agora mudou um pouco, mas nada em excesso... a mudança foi simples.

A partir de 2013 a Copa do Brasil vai durar o ano todo, não será só no primeiro semestre. O motivo é tentar fortalecer novamente a competição, já que os 5 (ou 6) clubes da Libertadores não participam dela faz um tempinho. Com isso todos os clubes que entrarem na Libertadores terão vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil 2013. Porém, as oitavas coincidirão com o início da Sulamericana, então, os clubes que estiverem nessa fase, não poderão jogar a competição.

Para facilitar a CBF criou um critério inteligente. Vamos lá...

Em 2012 temos 20 clubes na Série A, 4 são rebaixados, então sobraram 16. Dos 16 que sobraram, por ordem de classificação, entram na sulamericana os 8 primeiros colocados, desde que não se classifiquem para as oitavas da Copa do Brasil do ano que vem, ou seja. Só quem foi eliminado que vai disputar.

Caso as 8 vagas não sejam totalmente preenchidas (a chance de termos vários times nas oitavas é enorme, até porque os da Libertadores já estão garantidos) os 4 times que subiram da Série B em 2012 entram na lista. Se mesmo assim ainda tivermos vagas, os 4 rebaixados da Série A em 2012, ganham a vaga.

Não parece muito simples falando, mas vou mostrar em um gráfico muito mais simples que aquele monte de efeito especial da Globo.

Os times verdes estão na Libertadores, consequentemente nas oitavas da Copa do Brasil, então estão fora da Sulamericana. Os próximos 8 clubes (de amarelo) estão garantidos na competição, mas se um deles estiver na Copa do Brasil as vagas vão abrindo conforme a sequência na coluna da direita, que estão em branco.

Conseguiram entender agora?

Acho que ficou fácil né?

Agora é saber do torcedor o que ele prefere: as oitavas da Copa do Brasil ou a Sulamericana.

Fui!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Particularmente eu naum gostei dessa forma...

    Acho que tinha que colocar a Sul Americana no primeiro semestre junto com a Libertadores e a Copa do Brasil no segundo semestre...

    Assim os clubes poderiam estar sempre na ativa... Disputando a Copa do Brasil e a Sul Americana... naum tinha esse papo de escolher uma competição ou outra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tinha que ser igual na Europa, campeonato tolando o ano todo, tanto Libertadores quanto Sulamericana quanto Copa do Brasil e Brasileirão.

      Quem joga Libertadores não joga Sulamericana e pronto.

      Excluir
    2. Não gostei desse formato mas se for pra escolher prefiro a sulamericana

      Excluir
    3. Pois é Douglas, é muito mais interessante (e acredito que mais fácil) continuar na sulamericana do que jogar as fases finais da Copa do Brasil.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...