terça-feira, 28 de agosto de 2012

Londres ainda não terminou

Fala galera! Como todos sabem os Jogos Olímpicos de Londres terminaram, para muitos o Brasil foi muito mal, para outros nem tanto, mas para uma fatia muito reduzida da população ainda temos muito o que vencer esse ano.

Mas como vencer se já terminou? Terminou pra você, nobre mortal. Para os nossos atletas exemplos de superação ainda nem começou. No próximo dia 29 de agosto começa mais uma edição dos Jogos Paralímpicos (antes chamado de Paraolímpicos).  Os jogos serão disputado também em Londres e terminam dia 9 de setembro.

A competição acontece em paralelo com as Olimpíadas desde 1960, em Roma, mas o brasileiro começou a conhecer de verdade a partir de Atlanta, quando conquistamos um total de 21 medalhas e terminamos em 37º no quadro geral.
 
Revezamento do Brasil bronze na natação em Pequim
A partir daí as modalidades paraolímpicas (vou falar assim, acho mais bonito) só evoluíram em nosso país. 24º lugar em Sydney, 14º em Atenas, e um honroso 9º lugar em Pequim, onde conquistamos 47 medalhas (16 ouro / 14 prata / 17 bronze).

Vários atletas passaram a fazer parte do conhecimento popular. Quem aí não sabe quem é Daniel Dias, o Phelps brasileiro? E o Clodoaldo Silva? Os dois nadadores abocanharam juntos 6 medalhas pro país. Ádria Santos é outra que já tem seu nome marcado no atletismo nacional.

Também faturamos muitas medalhas no judô, no remo e até mesmo na bocha! Sim! Somos campeões olímpicos de bocha com o Dirceu Pinto na categoria individual BC4 e bronze com o Eliseu Santos na mesma categoria. Nessa categoria estão localizados os atletas com graves deficiências, mas que não precisam de assistência. Também temos a BC3, onde os atletas necessitam de equipamentos ou assistentes ajudando a locomover. Ainda tem a BC1 e a BC2, que são atletas que utilizam cadeira de rodas. Na 1 eles utilizam auxílio de outra pessoa para locomoção da cadeira, na 2 eles movem por conta própria.

Oscar Pistorius, a lenda
E pra quem fala que o Brasil não levou o ouro no futebol, está muito enganado! Nosso Futebol de 5 faturou a final contra a China, por 2x1, em Pequim também.

A verdade é que vou acompanhar muito esses jogos, porque tenho orgulho desses caras! Por mais que muita gente tenha preconceito com eles, eles demonstram muito mais do que um simples resultado, que pra eles pouco importa, o que importa de verdade é mostrar pra todo mundo que por maior que seja o problema, sempre existe um motivo pra sorrir.

E que Oscar Pistorius tenha servido de exemplo nos jogos de Londres... pra quem não sabe quem é esse cara? Pesquisa aí no Google, porque ele merece um capítulo a parte aqui no Resenha Esportiva, e não só uma linha.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...