quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Falta de foco

Fala galera! Nos últimos tempos o marketing tem pesado muito na folha salarial dos clubes, tanto para o bem quanto para o mal. É comum ver determinado jogador faltar treino para compromissos com os patrocinadores, sendo que muitas vezes o clube nem recebe verba diretamente da empresa.

Beckham, um especialista
O caso Neymar por exemplo é emblemático no cenário nacional. O Santos fez uma ação totalmente ousada, em parceria com várias empresas que bancam o que Neymar teoricamente ganharia lá na Europa. Pro moleque é ótimo! Praia, todo mundo fazendo tudo pra ele, com gente falando a língua que ele fala. Pro Santos também é uma maravilha, ter o maior craque de sua história, depois da Era Pelé, dentro de Vila Belmiro, e com isso aproveitando o potencial de marketing do garoto.

Mas até onde vai o limite da publicidade esportiva? É justo que os compromissos dos atletas extrapole o bom senso e faça com que o desempenho esportivo dele caia?

Já vi muitos casos de atletas (poderia citar o Cielo aqui?) que mudou completamente a rotina em virtude da publicidade e viu seu desempenho cair.

Kaká foi um bom exemplo, Ronaldo teve sua época também, Beckham e Cristiano Ronaldo idem.

Será que perdemos a noção do valor físico do atleta? Será que o atleta prefere a grana "agora" do que o sucesso futuro?

Eu sinceramente não sei o que dizer, mas também não sei se gostaria de jogar ao lado de um grande jogador que treina só quando pode...

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Enauqnto isso o Messi so melhora, faz cada ano mais gols, ganha mais titulos e so preocupa em jogar futebol.

    Tem o meu total apreço.

    ResponderExcluir
  2. Luiz, eu acho realmente que ultrapassou um pouco o limite da normalidade, se é que podemos dizer assim. Fruto de um mundo globalizado, da concorrencia e do poder e status que o dinheiro dá. Não é mais preciso treinar ou jogar nada, basta ter carisma e mídia. Claro que há exceções, mas o futebol perde muito com isso a meu ver.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Se não me engano o Messi faz muito menos marketing, e joga muito mais. Isso acontece porque o perfil do Messi também não como o de Beckham, Cristiano Ronaldo e Neymar .....

    O marketing é inevitável, Neymar não estaria no Brasil se não fosse o Marketing e tudo mais, mas realmente existe um exagero enorme e até chato e cansativo. O problema é que nem todos os times são o Barcelona, nem todos estão na Europa ... aí não tem como evitar mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Backhan e Ronaldo ate vai, sao uns caras boa pinta, mas o Neymar é ridiculo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...