sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A nova convocação do Mano

Fala galera!

Hoje tô aqui para comentar a convocação da seleção brasileira, feita ontem pelo técnico Mano Menezes, para os dois próximos amistosos do Brasil: no dia 07 de Setembro, em São Paulo contra a África do Sul e no dia 10 de Setembro, em Recife, contra a China.

Antes de fazer minhas ponderações, vou colocar abaixo a convocação, de maneira rápida, para quem ainda não viu:
Mano Menezes
  • Goleiros: Jefferson, Diego Alves e Cássio
  • Laterais: Marcelo, Daniel Alves, Alex Sandro e Adriano
  • Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dedé e Réver
  • Volantes: Sandro, Rômulo, Paulinho, Arouca
  • Meias: Lucas, Oscar, Ramires
  • Atacantes: Neymar, Leandro Damião, Jonas e Hulk

A primeira ponderação, por incrível que pareça, é positiva. Achei muito boa a ausência do Rafael (lateral direito). Primeiro porque ele não é nada de mais tecnicamente e segundo pela displicência e imaturidade que demonstrou na final das Olimpíadas. Não sei se é uma decisão duradoura do Mano, mas esse gelo é necessário.

Minha grande surpresa - e acredito que da grande maioria - foi a inesperada convocação do Cássio, goleiro do Corinthians. Não se enrola não, Mano! Sua batata já tá assando e ainda vai inventar moda? Ainda vai cair na polêmica de convocar outro jogador do Corinthians, seu ex-clube e clube do Andrés Sanches? Esse não seria o problema, claro. O problema é que qualquer um pode citar diversos goleiros melhores que o Cássio, como por exemplo, o Diego Cavalieri, que é praticamente uma unanimidade e tem feito partidas irretocáveis nesse ano.

Outra surpresa, mas dessa vez positiva, é a convocação do volante Arouca. Esse sim já está jogando bem no Santos há um bom tempo e é grande merecedor, nem que seja uma partida de experiência, pra saber se a amarelinha cairá bem nele ou não. Com a volta de Ramires, acho que o meio campo está forte.

Quanto à defesa, sempre achei que esta é a ideal para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Thiago Silva, David Luiz, Dedé e Réver. Não tem o que pôr e nem o que tirar, defesa forte e segura.



Arouca e Cássio - as novidades da convocação
E só pra não deixar de falar do ataque, Neymar e Damião são fixos no time do Mano, não tem jeito. Hulk parece que também. O Jonas eu não tenho acompanhado, não sei como está no Valência, mas acho que já passou da hora de acabar com a implicância com o Fred e dar outra oportunidade pra ele.

Continuo achando que o Mano ainda está perigando no cargo, mesmo depois da vitória sobre a Suécia. Sorte a dele é que os amistosos da seleção têm sido todos contra seleções de 2º nível, bem inferiores tecnicamente, o que contribui para que ele assegure o cargo por mais um tempo.

E vocês, amigos e leitores do Resenha? O que acharam da convocação do Mano? Sentiram falta de algum nome? Estranharam a presença de algum jogador? Contem pra gente nos comentários aqui embaixo ou então no Facebook do Resenha.

Até a próxima!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

7 comentários:

  1. Tava falando com um conhecido meu e ele notou que foram convocados alguns jogadores de times de São Paulo mais do que o normal .... segundo ele porque o Brasil jogará em São Paulo e geralmente é vaiado ... então tentou agradar .... ou seja ... ridículo.

    ResponderExcluir
  2. O que o senhor tem futebolisticamente/tecnicamente contra o goleiro Cassio atual campeão da Libertadores, TOP 3 em importancia junto com Danilo e Emerson no titulo.

    Entrou no decorrer da competição e nao amarelou, coisa q é muito importante quando se vai representar uma seleção, ter personalidade e nao afrouxar.

    Goleiro seguro, nao toma frangos, tem boa estatura e sai bem do gol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mr. X,

      Não tenho nada futebolisticamente/tecnicamente contra o goleiro Cássio, tanto que não reclamei dele, profissionalmente falando. Apenas posso citar 5 goleiros (que jogam no Brasil, inclusive) em melhor fase do que ele e que merecem uma vaga na seleção. Só acho que o Mano quis se complicar (mais), sem necessidade.

      Excluir
    2. Entendi a colocação do Osmar.

      Na minha opinião o Cássio está numa boa fase (talvez já esteve melhor alguns meses atrás) mas existe outros bons goleiros no país.

      O lance é que a relação Mano / Carlos Leite / Corínthians já está desgastada e acaba complicando ainda mais qualquer convocação que ele faça dentro dessa parceria.

      Excluir
    3. Só pra completar, eu gostei da convocação do Cássio.

      Excluir
  3. Quem tem fase é lua.

    E eu tbm gostei da convocação dele e ate fiz um post no meu face sobre isso.

    Mas tem gente q prefere olhar a convocação como politica, como cabide, trampolim ao inves de reconhecer q o cara é bom e ja estava merecendo ser testado faz tempo.

    Não sei pq convocar um bom goleiro seja se complicar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da convocação do goleiro Cassio do Corinthians... Estava merecendo faz tempo... Tomara que tenhamos achado o camisa 1 agora...

    Mas essa seleção naum vem me agradando... Vamos ver...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...