sábado, 14 de julho de 2012

Ser ou não ser, eis a questão

Fala galera! O Resenha hoje levanta uma questão sobre uma possível relação entre Juiz de Fora e a Copa do mundo, queremos saber se a cidade tem condições de ser uma subsede do evento.

Opinião é o que não falta para o assunto, alguns discordam totalmente dessa possibilidade, outros apoiam e acreditam na escolha de Juiz de Fora para subsediar a Copa, o que seria ótimo para a cidade.

Levantamos alguns pontos importantes para uma cidade ser subsede, os tipos de estrutura que são importantes.
 - Centro de treinamento.
 - Estádio para jogo amistoso como preparação para copa.
 - Aeroporto.
 - Transporte Público.
 - Segurança.
 - Hospedagem.

Agora resta saber se o Aeroporto da Serrinha, o Estádio Municipal Jornalista Mário Helenio e a rede de hotelaria da cidade tem condiçoes de atender as necessidades. O Estádio Municipal comporta um bom publico, mas pode não ser o lugar ideal para treinamentos, talvez a estrutura do campus de Educação Física da UFJF seja um bom centro de treinamento.

Como citei acima, existem vários fatores importantes para avaliar uma subsede, mas Juiz de Fora jé possui um fator positivo, as sedes da Copa como Rio de Janeiro e Belo Horizonte ficam próximo a Juiz de Fora.
Para esclarecer um pouco mais esta questão, convidamos nosso blogueiro Luiz Paulo Knop, nosso amigo Thiago Campos, Jornalista formado pela Estácio de Sá e o diretor da CNEC-AP e Professor de Educação Fisica Fernando Lage.

Luiz Paulo: "Seguinte... em minha opinião Juiz de Fora não será sub-sede da Copa, em hipótese alguma, por N motivos. Um deles é a localização, apesar de todo mundo falar que fica no centro de SP, RJ e BH, o que isso tem a ver com a Copa? Hoje em dia as seleções não ficam mais fixas nas cidades, como antigamente, então seria um martírio ter que se deslocar pra Porto Alegre, depois ir parar em Cuiabá, por exemplo... fora a estrutura de aeroportos... o Aeroporto da Serrinha não tem estrutura suficiente (pode ser arrumado, claro) e o de Goianá... bom... fica em Goianá! É longe! Campo para treino seria o Mário Helenio, mas é muito aberto, de qualquer lugar no entorno do estádio dá pra ver o campo, sem chance de treinos fechados. A outra opção seria em Matias, no Haras Morena, que estão reformando para isso, mas volto na questão do translado... é Matias Barbosa!"

Fernando Lage: "Com a finalidade de atender as necessidades de uma equipe de futebol profissional, em sua fase de aclimatação e treinamento, visando a participação na Copa do Mundo de 2014, tenho a opinar que a cidade de Juiz de Fora oferece condições de candidatar-se como subsede para a competição, pois suas depêndencias esportivas. hoteleira e de logistica são adequadas para tal".

Thiago Campos
: "Com um clima muito favorável e bem parecido com várias cidades da Europa, Juiz de Fora tem boas chances de ser base camp de alguma seleção européia na próxima copa. Mesmo com vários descendentes do velho continente, não vejo uma grande seleção hospedada na cidade, mas sim uma seleção de médio porte. Além do clima e da hospitalidade do juiz forano, temos um bom estádio que pasando por uma boa reforma, principalmente na área externa e nos vestiários, não deixará nenhuma seleção na mão e sem contar com o espaço mais do que moderno que a cidade possui que é a FAEFID localizada na UFJF. 

E não só para os atletas que Juiz de Fora seria importante, para nós jornalistas e torcedores que virão de toda a parte do mundo tabém, pois temos na ciadde uma boa rede hoteleira com preços até então acessível a todos e sem contar no mais importante, Juiz de Fora está no centro das três principais sedes da copa que são Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

O quepode vir a ser uma preocupação para todos é a questão do trânsito da cidade. Juiz de Fora não foi projetada para receber o volume de automóveis e ônibus que circulam pelas suas ruas hoje em dia, e com uma possível seleção vindo para a cidade a tendência é que isso piore se não houver uma melhora no trânsito de toda a cidade".
Queria agradacer os nossos amigos Luiz Paulo, Thiago e Fernando Lage por te cooperado para este post. E ai leitor, o que você acha desta questão? Deixe o seu comentário e sua opinião sobre o assunto.

Abraço.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários:

  1. Como disse acima, não vejo possibilidade, mas é claro que gostaria muito que isso acontecesse

    ResponderExcluir
  2. Também acho pouco provável que isso aconteça. Acho que o fator complicador vai ser realmente o traslado. Em relação a rede hoteleira parece que a cidade mais que excelentes condições de receber as seleçõs. O estádio, não sei como são os vestiários, mas a FAEFID também pode atender sem problemas. Agora, o transito é caótico em JF e essas seleções, normalmente, quando se deslocam faz uso de batedores. A seleção olimpica, quando sai pra treinar usa batedores e atrapalha o transito aqui no Rio, que tem mais vias do que JF, imaginem em Juiz de Fora. Adoro a cidade, mas acho que o fator transito vai travar isso aí.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...