quarta-feira, 4 de julho de 2012

100 anos de Fla-Flu

Fala galera! A partir de hoje o Resenha Esportiva entra com um especial sobre os 100 anos do Fla-Flu. A idéia é pegar depoimentos de 3 torcedores do Flamengo e 3 torcedores do Fluminense sobre o Fla-Flu inesquecível de cada um deles.

Cada um vai com sua história, suas manias, suas emoções, eu mesmo tenho várias, mas vou fixar em um que foi realmente muito especial na hora de contar.

Pra pincelar isso tudo pedi ao Osmar Sexto, nosso blogueiro, que fizesse um depoimento neutro sobre o Fla-Flu, como ele, que é torcedor do Vasco, enxerga o clássico carioca, e vamos começar por ele, pra abrir nosso especial 100 anos de Fla-Flu:

"Sou vascaíno mas gosto sempre de analisar o futebol (e os outros esportes, claro) de uma maneira bem racional e imparcial. E falar do Fla-Flu é sempre prazeroso.

Vejo esse clássico como um dos mais tradicionais e místicos. E não só no âmbito nacional, tô comparando com todos os outros clássicos mundiais mesmo. Acredito que numa visão neutra, nenhum Fla-Flu tem favorito, independente do momento de cada time.

O Fla-Flu pode ser tanto a reafirmação de um clube que está em pura ascenção como a recuperação de um clube que não está "bem das pernas". É sempre um jogo de luta, de raça, de guerreiros. Acho que a sensação de perder um Fla-Flu não deve ser nem um pouco boa, pois vemos os jogadores realmente se doarem em campo.

A sorte é que temos a certeza de todo ano poder assistir, com muito prazer, esse clássico - seja no Carioca, seja no Brasileirão.

E que assim seja, por toda a história do futebol nacional!"

Pra completar o depoimento do Osmar vamos passar algumas informações sobre o clássico (existem algumas divergências já que o Fluminense não considera alguns jogos e o Flamengo outros, pegamos então o total mesmo, sem descontar nenhum).
Arte: Mario Alberto
Jogos: 390
Vitórias do Flamengo: 139
Vitórias do Fluminense: 123
Empates: 127

Gols do Flamengo: 568
Gols do Fluminense: 518

Um clássico que colocou no Maracanã mais de 194 mil pessoas em 1963. Viu gênios da bola em campo como Rivelino, Zico, Júnior, Edinho, Branco, Ricardo Gomes, Renato Gaúcho, Romário, Bebeto... é craque pra ninguém botar defeito...

Um clássico que começou com um gol de Calvert em 7 de julho de 1912, com um Flu 3 x 2 Fla, e teve em sua última página um gol de Kleberson no Fla 2 x 0 Flu de 11 de março de 2012.

E o Fla-Flu é assim, uma hora vence o Fla, na outra vence o Flu. Mas quem ganha mesmo é o torcedor, seja ele rubro-negro, tricolor ou de qualquer outra cor.

Amanhã tem mais!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

3 comentários:

  1. Para mim significa hoje uma pelada como qualquer outra do futebol brasileiro. Perdeu o charme. A geração mais jovem só lembra do de 95.Foi tempo que tinha um diferencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem já torceu em um Fla-Flu sabe o que esse clássico significa...

      Sobre a geração mais jovem, não sei de quando pra frente que você tá dizendo, mas eu com 29 anos me lembro de vários históricos: 89, 91, 95, 2005, 2006... ainda teve o do Maxi, teve o do créu... foram vários

      Excluir
    2. Puxa, sério que você acha isso? Assim como o Luiz Paulo sou capaz de lembrar alguns, rápidamente, seja com vitória, ou derrota tricolor.

      Me marcaram: gol de barriga, penalti do Cássio, goleada de 2003 (4x0), com Julio César indo lá no ataque e 2' tocando a bola, 4x1 na final da Taça Rio de 2005, Créu em 2008, 5x3 pro Flamengo no Carioca de 2010, quando o Flu terminou o primeiro tempo ganhando de 3x1 (eu estava no Maracanã)...

      Já fui a alguns e estou injuriado que não vou poder ir nesse e o jeito vai ser eu me contentar indo contra um certo Botafogo.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...