quarta-feira, 9 de maio de 2012

Top 12 - Parte 2

Fala galera! Como prometido aí vai a segunda parte da relação dos 12 maiores jogadores que já vi em campo, ou melhor, os 12 melhores dos últimos 20 anos.


Foto: Divulgação
6 - Matthäus
O alemão capitão da seleção durante a Copa de 1990 é talvez um dos mais versáteis jogadores dos últimos 20 anos. Durante o Mundial da Itália atuou como um meia ofensivo, que é sua posição de origem, e foi muito bem, marcando inclusive 5 gols durante a Copa. Depois, com a idade mais avançada, recuou e passou a jogar como líbero, também exercendo com maestria a função. Com certeza está na lista dos 5 maiores jogadores alemães de todos os tempos, e olha que essa lista é forte hein. Fora isso ainda é o recordista de partidas em Copas do Mundo (25 partidas), e também de Copas disputadas (5 Copas).

Foto: Getty Images
5 - Stoichkov
Hristo Stoichkov é o maior jogador da história do futebol búlgaro, um futebol que nunca foi dos mais fortes, até conquistar o 4º lugar na Copa dos Estados Unidos, sob o comando dele mesmo. Artilheiro do Mundial com 6 gols ao lado do russo Oleg Salenko, Stoichkov fez muito sucesso no Barcelona ao lado do brasileiro Romário. Batia falta com perfeição. Foi dele o gol do Barça na final do Mundial Interclubes 92 contra o São Paulo.


Foto: Divulgação
4 - Ronaldo
O Fenômeno com certeza poderia estar em qualquer lugar mais pra frente nessa lista, mas pesa o fato de não ter conseguido jogar por muito tempo em condições físicas perfeitas. Uma fase excepcional no Barcelona e depois em seu início na Inter. Depois se machucou e ficou quase 2 anos sem atuar. Depois uma boa fase no segundo semestre de 2002, onde foi o artilheiro do Mundial com 8 gols, e nova contusão. Autor de mais de 400 gols na carreira, o maior artilheiro da história das Copas, não fez mais por causa das lesões, e não está mais acima em minha lista por causa disso também.

Foto: Divulgação
3 - Romário
Marrento e matador, é assim que podemos definir Romário. O Baixinho fez miséria com as camisas de Vasco, PSV, Barcelona, Flamengo e Seleção Brasileira. Era "O Cara", como costumava dizer. Polêmico fora dos gramados, perfeito dentro da grande área. Adorava fazer aposta com os treinadores, em troca de gols, pedia dias de folga, já que como dizia sua música: "treinar pra que se eu já sei o que fazer?". Com 1.006 gols na carreira, só perde para Pelé, mas se considerarmos somente jogos oficiais é o maior artilheiro da história do futebol.

Foto: Divulgação
2 - Zidane
O jogador mais elegante que vi em campo. De uma precisão absurda nos passes, parecia um cara lento por ter as pernas compridas, mas quando menos se esperava ele estava na frente do adversário. O francês é o maior nome da história de sua seleção e o maior responsável por ela estar na lista dos campeões mundiais. O futebol sente falta de Zidane, o futebol sente falta de alguém como Zidane.


Foto: AP
1 - Messi
Já sei que vou ser cornetado, mas como diria Vicente Matheus, "quem tá na chuva é pra se queimar". Eu nunca vi um jogador fazer as coisas que Messi faz dentro de campo. Nunca vi um jogador bater com a esquerda e com a direita com a mesma precisão. Estar na direita e na esquerda do campo, estar na área e no meio de campo. Fazer mágica como ele faz. Somando quase 300 gols na carreira aos 24 anos, já é o maior artilheiro da história do Barcelona. Talvez nunca conquista uma Copa do Mundo, mas pra mim já está na história faz tempo, e essa história ainda vai crescer. Se um dia alguém tentou comparar Maradona com Pelé e disse que ele poderia ser o maior da história, posso falar com firmeza, Messi já é o melhor argentino de todos os tempos, depois de Messi, nunca mais vamos ouvir falar na disputa Maradona x Pelé.

É isso galera! Minha lista é longa mas honesta com as minhas convicções.. Claro que ninguém vai ter uma lista igual a minha, vamos discordar em vários pontos, mas faz parte, o futebol só é assim porque é assim. Nela não constam jogadores que com certeza fazem parte da lista de vários de vocês que estão lendo como Roberto Baggio, Del Piero, Henry, Edmundo, Kahn, Raul, Hasler... acho que ficaria 2 dias aqui só falando de craques que passaram nos gramados nesses últimos 20 anos...

Deixem nos comentários a lista de vocês!!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

16 comentários:

  1. Del Piero e Baggio jogaram muito mais q o Stoichkov.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois craques, sem dúvida alguma, gosto mais do Baggio que do Del Piero, apesar das lesões terem atrapalhado muito a carreira. Mas o Hristo foi fenomeno, veio de um lugar com pouquíssima ou quase nenhuma tradição e conseguiu ser artilheiro da Copa do Mundo!

      Detalhe, nas eliminatórias eliminaram a França que era muito temida na ocasião, com Cantona e Papin no ataque.

      Excluir
  2. Eh mta gente boa, dificil fazer uma lista, a 10 anos atrás o futebol era jogado de forma diferente, por isso eh dificil fazer comparações...

    ResponderExcluir
  3. Difícil mesmo.. Minha lista teria vários da sua lista, como Zidane, Ronaldo, Rivaldo, Messi e CR7. Teria também, entre outros, Michel Preud'homme (é difícil escolher alguém que não seja meia/atacante), Klinsmann e Nistelrooy (esse é o mesmo xodó do seu caso com o Petkovic, kkkkk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fera aí na sua relação também, mas se eu tivesse que colocar um atacante holandês seria o Van Basten, aquele era gênio!

      Excluir
  4. Acho que da sua lista dos maiores dos ultimos 20 anos eu colocaria um cara que é sinonimo de goleiro para mim e me deu muitas alegrias: Tafarel, sensacional em duas Copas do Mundo. Stoichikov foi muito bom, mas igual ele temos outros aí que levaram sua seleção a um quarto lugar de Copa.Sobre a ordem para mim Ronaldo, Romário,Zidane estão na frente de Messi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Stoichkov é o maior questionamento dessa parte da lista. Como falei, o feito dele foi muito grande perto de outros. Quem poderia chegar próximo a ele talvez fosse o Suker, que levou a Croácia ao 3º lugar e foi artilheiro em 98, mas o histórico do búlgaro no Barcelona pesa muito, talvez tenha o fato também de ser amigo do Baixote e formou uma das maiores duplas da década ao lado dele.

      Excluir
  5. Acho q faltou um goleiro ai. Tb fico com Taffarel. Mas a lista ficou de bom tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre os goleiros eu poderia citar uns 3 ou 4... vamos lá: Taffarel sem dúvida, Kahn foi fera, Zenga era um gênio, Schmeichel pra mim foi o melhor da década de 90, perfeito no Manchester e supremo na Dinamarca. Nos últimos anos temos ainda Buffon e Julio César e talvez o Van der Sar. Só fera! Quem sabe não pinta um Top 10 dos melhores goleiros das últimas 2 décadas?

      Excluir
    2. Para mim o maior goleiro de sempre e é o meu grande idolo e Goleiro com mais titulos no mundo: Vitor Baia ex-goleiro do Futebol Clube do Porto

      Excluir
    3. Grande goleiro também! Lembro muito dele no Barcelona inclusive.

      Excluir
  6. Uma lista com os melhores jogadores que vimos jogar, ou seja, é aquilo que você viu, que ficou marcado para você...

    E nesse caso para mim, talvez por ter na época uns dez anos de idade a Copa do 1990, assim como a de 1994 posteriormente ficaram muito marcadas. Na minha lista entraria o Maradona, Jürgen Klinsmann, Michel Preud'homme, Roger Milla, meu ídolo Raí, Hristo Stoichkov é top 5 fácil e tantos outros que nem lembro agora.

    Rogério Ceni também é um jogador que entraria fácil na minha lista! Mas realmente a tarefa não é nada fácil ....

    ResponderExcluir
  7. Pô não botou nenhum goleiro existiram verdadeiras muralhas Taffarel, Kahn, Buffon(pra mim maior goleiro da história), mas tem um cara que eu considero um dos maiores jogadores. Roger Milla. Mais do que um grande jogador, Roger Milla é um ícone do futebol africano. A atuação dele na Copa de 1990 foi espetacular. Em 1994, tornou-se o jogador mais velho a marcar num Mundial. Não ganhou grandes títulos, nem jogou em grandes clubes, mas possuía carisma, uma certa alegria em jogar bola, alegria que talvez seja a verdadeira alma do futebol.

    ResponderExcluir
  8. cara, parabens!! perfeito post. pensamos exatamente da mesma maneira, mesmo sendo fãnzaaaço de zizou, devo admitir que o argentino messi é o mior jogador da história do futebol

    ResponderExcluir
  9. e otra o messi joga no barça bota na seleção ve se se cria ronaldo romario foram os cara em clubes e seleção ai tu vem me dize que messi ...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...