quarta-feira, 23 de maio de 2012

Salve Abramovich!

Fala galera! O Chelsea conquistou pela primeira vez o título da Liga dos Campeões da UEFA, ele junta agora à seleta lista de times ingleses campeões ao lado do Liverpool (5 vezes), Manchester United (3), Notthingham Forest (2) e Aston Villa (1), e conquista antes de um de seus maiores rivais, o Arsenal, que nunca levantou o troféu.

O Chelsea bateu o Bayern de Munique em pleno Allianz Arena, em Munique, e não é a primeira vez que o time da casa perde. Em 84, o também inglês Liverpool venceu o Roma, de Falcão, em pleno estádio Olímpico, também nos penaltis, e levou seu 4º caneco na ocasião. A outra vez que um dos finalistas jogou em casa foi na 2ª edição da Liga, ainda como Copa dos Campeões da UEFA, em 57, e dessa vez o dono da casa venceu: Real Madrid 2 x 0 Fiorentina. Estamos falando apenas em equipes que jogaram em seus próprios estádios, se levarmos em conta jogos no país ou na cidade das equipes, teremos mais disputas em jogo.

Terry, Lampar e Abramovich
Foto: Reuters
A história desse título do Chelsea não começou hoje, nem esse ano, na verdade os "Blues" eram apenas um time comum até o início do novo milênio, quando o russo Roman Abramovich resolveu comprar o clube e despejar seu dinheiro (sabe-se lá a origem verdadeira dele) no clube londrino.

Dali pra frente muitos craques desfilaram com a camisa azul, nomes como Drogba, Lampard, Schevchenko, Fernando Torres, Ballack e Deco e treinadores do porte de Jose Mourinho, Carlo Ancelotti, Guus Hiddink e o brasileirão Luis Felipe Scolari.

Com a grana de Abramovich o estádio de Stamford Bridge (a única casa da história do Chelsea) se modernizou e o clube passou a disputar as primeiras colocações na Inglaterra e também figurar entre os principais clubes europeus. O ápice até então tinha sido em 2008 quando a equipe esteve pra fechar a decisão contra o United em Moscou mas Terry escorregou no último penalti e levou a disputa para as alternadas e o Manchester se sagrou campeão europeu.

Tudo parecia perdido, Roman parou de gastar em excesso, o clube começou a perder espaço na mídia para outros milionários (caso do Manchester City por exemplo), na atual temporada por exemplo o time não passou de um 6º no Campeonato Inglês, posição que não lhe daria nenhuma vaga em competições européias na temporada seguinte, mas ainda havia tinta na caneta azul que escreve a história do clube...

Semi-final da Liga contra o todo-poderoso Barcelona, jogo na Espanha, eis que surge um menino franzino, um tal brasileiro chamado Ramires, e com um lindo toque por cima do goleiro espanhol coloca o time na final da Liga novamente. Era a segunda chance que Roman Abramovich teria para justificar seu investimento.

A tão sonhada taça de Abramovich
Foto: Reuters
Só que a parada não seria fácil... a final seria em Munique, a casa do Bayern, o rival da decisão. Quando aos 37 do segundo tempo o alemão Thomaz Muller abriu o placar para os bávaros tudo ia por água abaixo, até que o marfinese Drogba "achou" um gol aos 43, levando o jogo para a prorrogação e depois para a final. Durante a prorrogação o goleiro Peter Cech ainda pegou um penalti cobrado por Robben para dramatizar ainda mais a decisão...

Estava tudo de onde começou na final de 2008, a disputa por penaltis... o Chelsea começou perdendo a cobrança, o filme começava a rodar de onde tinha parado... mas dessa vez o roteiro foi reescrito, e com mais duas defesas do goleiro tcheco os Blues puderam comemorar seu primeiro título europeu.

Abramovich tem o maior retorno que poderia esperar de seu mais audacioso investimento, e 3 Campeonatos Ingleses, 4 Copas da Inglaterra, 2 Copas da Liga, 2 Supercopas Inglesas e agora sim, 1 Liga dos Campeões da Uefa depois, o russo pode finalmente respirar aliviado, o objetivo foi alcançado.

E que venha o Mundial em dezembro, e que Roman não se empolgue e volte a contratar pesado, só assim algum brasileiro mantém as chances vivas para a competição do Japão.

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Realmente, agora o investimento foi válido, depois da tão esperada, porém desacreditada, liga dos campeões. Quem diria que, entre os 4 semi-finalistas, o Chelsea se consagraria campeão. Eu mesmo teria perdido um dinheirinho bom se tivesse que apostar. Bota na conta do Ramires, Drogba e Cech =)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...