segunda-feira, 14 de maio de 2012

O inimigo azul

Fala galera! Fim de papo no Masters 1000 de Madrid e daqui um ou dois anos ninguém vai se lembrar que Roger Federer foi o campeão, a única coisa que ficará na memória de todo mundo é o belo e polêmico saibro azul.
A quadra pronta para o torneio
Foto: AP

Me lembro do primeiro dia de torneio, cheguei em casa pra almoçar e me deparei com aquele piso que não era vermelho como os outros, a primeira impressão que tive foi: Madrid não é mais jogado em piso de saibro? Era claramente um sintético, mas muito mais bonito do que o normal. Parecia que os jogadores jogavam em cima de uma piscina, uma imagem linda de se ver.

Poucos segundos depois o comentarista do Sportv parecia me responder a pergunta ao explicar como era feito e como era caro aquele tipo de piso. Ele disse que o saibro comum (vermelho) tem que ser colocado em um recipiente para que saia toda a cor, ficando totalmente branco, depois disso se adiciona um elemento que faz com que a tinta azul que virá depois não saia do saibro quando forem molhar a quadra. É trabalhoso, e segundo eles é muito caro, de modo que não deverá acontecer em outro torneio da temporada.

Sorte dos tenistas reclamões como Novak Djokovic e Rafael Nadal, que foram surpreendidos por seus compatriotas Janko Tipsarevic e Fernando Verdasco respectivamente.

Jogo rolando em Madrid
Foto: Getty Images
Depois da partida, irritado com o resultado e com o piso, que segundo 99% dos tenistas é um piso escorregadio e veloz, Nadal desferiu palavras violentas contra a organização, chegou a dizer que não jogaria ano que vem caso continuasse dessa forma, uma pressão desnecessária de quem não demonstrou ser o especialista em vários pisos como foi nos últimos anos.

Djoko não ficou atrás, no dia da derrota de Nadal já havia criticado a quadra e logo depois de perder para Tipsarevic reforçou o que o espanhol disse ao comentar que provavelmente não estará em Madrid em 2013.

Me parece que é questão de adaptação, Federer reclamou da quadra, mas foi lá e venceu, não perdeu seu tempo com assuntos que saem de sua alçada.

O "dono" do Masters de Madrid, o romeno Ion Tiriac, já anunciou que manterá a cor para 2013, porém pode ser que faça algumas mudanças no piso, de modo a deixá-lo menos escorregadio, e prometeu bolas fosforescentes também. Ele também falou que lamentará a ausência de Nadal e Djokovic caso se confirmem, mas que espera que ambos sejam profissionais para aceitarem as condições do evento.

O receio que tenho é que se essas ameaças de não participarem no ano que vem se confirmarem a chance de contarmos com tenistas de nível inferior nas principais colocações do ranking aumenta, já que é um Masters 1000, e eles só perdem em pontuação para os Grand Slams.

Com isso, Thomaz Bellucci poderá ganhar alguns pontinhos que hoje fazem falta ao seu ranking, se é que o brasileiro estará apto a jogar um Masters 1000 em 2013...

É melhor esperar o próximo ano...

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

8 comentários:

  1. Dou os parabéns ao Federer por não ter reclamado e sido campeão, mas se Nadal e Djokovic foram prejudicados eles reclamam com razão .... se pintar o saibro de Roland Garros e a grama de Wimbledon será o fim do mundo .......

    Agora quero mais polêmica: Pra mim saibro não é vermelho .... é laranja (ou um marrom bem claro, sei lá!) !!!! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou um negócio que fiquei pensando... já pensou uma grama roxa? Ia dar um contraste danado na bolinha hehehe

      Excluir
  2. Acho que o Nadal e o Djoko reclamaram "com razão", pois se estava ruim e escorregadio para eles, estava para todo mundo. O Nadal, por exemplo, estava com o jogo na mão, vencendo por 5-2 o último set e sacando pra confirmar o jogo e "entregou". Isso tá mais pra incompetência do que pra problema no saibro.

    Os parabéns fica pro Federer mesmo, que reclamou (como todos) mas continuou fazendo sua parte em quadra. Salve Federer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É notável como a reclamação ganha corpo após a derrota de ambos. Até então era apenas um comentário, depois que perdem ameaçam não jogar mais o torneio...

      Excluir
  3. O saibro azul foi uma grande novidade , mas os tenistas não gostaram porque não conseguiam parar em pé. Verdasco até imitou qe estava surfando de tanto que patinava. Será que Nadal e Djokovic perderam de seus eternos fregueses por causa disto realmente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dúvida é: será que só os bons tenistas não conseguiram parar em pé?

      Excluir
  4. Juro que achei que era PRINT de algum jogo , tipo PS3 ou Xbox.... jogabilidade desse ser fodaaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira visão que tive da quadra eu tinha certeza de que era sintético, depois que fui ver que era saibro, achei o visual maneiro demais e num futuro jogo de Play3 pode dar liga hein

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...