sábado, 4 de fevereiro de 2012

Super Bowl XLVI

Eis que está chegando o momento em que estávamos esperando. Domingo, 21:30 (horário de Brasília) na ESPN e ESPN HD, será transmitido a grande final do futebol americano, entre New England Patriots x New York Giants.

Essa final aconteceu há poucos anos atrás, no Super Bowl XLII. Os Patriots haviam chegado na final invictos na temporada, enquanto os Giants vieram através de uma vaga pelo wild card. Para a surpresa geral, os vencedores foram os Giants. (Placar 17 x 14).

Agora, o contexto é outro. Nenhum dos times eram franco favoritos no inicio da temporada. Ainda mais o NY Giants, que teve um inicio conturbado, sendo cogitado até mesmo a demissão do experiente Head Coach, Tom Coughlin. Porém, o time acabou elevando a produção, chegando até ao Super Bowl.

Já os Patriots, foram eles mesmos. Um time forte, com um excelente ataque. Enfrentou alguns problemas sérios na temporada regular na defesa (estatisticamente, uma das piores da NFL), principalmente na sua linha secundária. Bill Belichick, Head Coach dos Pats, estudou, trocou e até improvisou jogadores na cobertura defensiva, dando assim certa estabilidade naquele setor. Isso foi vital para levar o time ao Super Bowl.

Mas, eis a pergunta: quem vencerá em Indianapolis?

Os times tem que impor o seu jogo. Para o NYG, é não deixar os Patriots consolidarem seu jogo de corridas e, principalmente, neutralizar os Tight Ends (TE) Rob Gonkowski e Aaron Hernandez. Pressionar Tom Brady (QB) usando blitz, também é uma excelente opção. Essa última estratégia foi importante para a vitória no Super Bowl XLII.

Para os Pats, é resolver o problema da linha secundária. Eli Manning (QB) tem ótimos Wide Receivers (WR) a sua disposição, todos em excelente fase: Victor Cruz, Mario Manninghan e Hakken Nicks. O jogo de corridas, com os Running Backs (RB) Ahmad Bradshaw e Brandon Jacobs, muito irregular durante a temporada, também tem que ser evitado. Eli é o melhor QB da NFL quando sofre pressão da defesa adversária (blitz), tendo um percentual de acerto no passe nessas condições de 67.6%. Por esse motivo, os Pats não devem causar tanta pressão, concentrando mais gente na linha secundária.

Meu palpite: New York Giants 23 x 21 New England Patriots. 
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários:

  1. Que palpite mais frouxo hein hehehe É claro que vai dar Patriots!!! Os Giants só estão nessa final porque falta um QB de responsa ao 49ers!! Tom Brady vai triturar o time de Nova Iorque e vai vingar a derrota de anos atrás.

    Só uma consideração para os leitores: Head Coach nada mais é que o treinador da equipe.

    ResponderExcluir
  2. Cara, o NYG é aquele time chato de vencer, mesmo estando num dia ruim. E não confio mesmo na secundaria dos Pats, por isso apostei neles.

    Boa consideração sobre o Head Coach, tinha esquecido de explicar. Na verdade, ele é o grande chefe dos treinadores. Na equipe, tem treinadores para cada área (defesa, ataque e especialistas) e para as posições. Todos subordinados ao HC.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...