quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pecado Capital

Fala galera! Quem acompanha o nosso blog sabe que adoro uma curiosidade, normalmente são coisas que passam despercebidas aos olhos de quem vê o esporte, mas que também não faz diferença nenhuma pra ninguém se fossem descobertas. Porém, esse detalhe que vou mostrar pra vocês hoje se torna um atrativo a mais na disputa do Brasileirão 2012 (2011 também).

Já notaram que quase todos os times que disputam a Série A tem suas sedes nas capitais brasileiras? Grêmio e Inter em Porto Alegre; Figueirense em Floripa; Coritiba em Curitiba; Fla, Flu, Vasco e Bota no Rio de Janeiro; Cruzeiro e Atlético em BH, Bahia em Salvador; Atlético de Goiânia, Sport e Náutico em Recife; e São Paulo, Palmeiras, Portuguesa e Corinthians tem sua sede em São Paulo, capital.  Ainda tínhamos América, Atlético PR, Ceará e Avaí, que foram rebaixados e também são das capitais.


Em 2011 apenas uma equipe não era da capital. Esse número sobe pra 2 em 2012. Já adivinharam quem é essa equipe? Não? É justamente o time mais badalado do país no momento: Santos (acompanhado da Ponte Preta em 2012).

E observando esse detalhe comecei a notar nas divisões inferiores, e pra minha surpresa, quanto “mais pra baixo”, mais times do interior nós temos. Isso é óbvio que reflete o investimento financeiro nas equipes da capital, mais que isso, o investimento de mídia (que é praticamente um quesito obrigatório para o investimento financeiro).

E junto a isso vi uma declaração de Raí, ex-jogador do São Paulo, dizendo que o Santos atual é pior do que o São Paulo de Zetti e Raí. Concordo plenamente! E começo a fazer uma relação justamente com o fato do time não estar sediado na capital, estar um pouco longe de pressão da mídia, e consequentemente qualquer rendimento a mais (não to falando que o time não é bom, é um timaço!) já se transforma em surpresa.

Ao mesmo tempo acredito que isso afaste os maiores investimento para o clube praiano. No atual momento vocês hão de concordar que o Santos deveria ter os maiores patrocínios do Brasil...

Mas isso tudo que falei é só mais uma encheção de lingüiça, ou vocês concordam comigo?

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Acho que por ser um time com menos torcidas que os da capital e por estar numa região lindissima de belas praias, a torcida do Santos não deve ser tão estressada quanto a dos time da capital,daí talvez não ter tanta pressão e conseguir render mais atualmente. Mas é só uma " teoria interiorana ". Na prática sei que não é assim, o Santos já teve seus momentos ruins. Os resultados de agora são frutos de um trabalho nas categorias de base que começou tem 10 anos ou mais, voltando a tradição da epoca de Pelé e cia, onde o Santos revelou grandes jogadores para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo, e acho ainda que o Santos consegue se manter por ser de uma cidade próxima a São Paulo, inclusive tem mandado alguns jogos em SP. É o caso de Campinas também, não é muito longe de SP .. e o Guarani já figorou na primeira divisão por um bom tempo. Essas curiosidades são muito interessantes.

    Net Esportes está com novo layout, confira e envie sua opinião:
    http://netesporte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cheguei ! Caramba, tarde à beça... Não entendi patavinas, senhor Bloguista ! Principalmente colocar o Santos com os times de interior... Santos sempre foi o Santos ! Santos cidade é, nada mais nada menos, uma continuação de São Paulo, porto importantíssimo, acho, o maior do país ! Dali escravos chegavam, produtos manufaturados subiam a Muralha até SãoPaulo eee Ouro, prata... diamantes... e sei lá mais o que, iam para Portugal( ou Inglaterra). E, depois, o café... Pô, historiadores se perguntam o que seria se a familia real ao invés de ter vindo para aqui fosse para Salvador ou... Santos ! As duas não tem grande importância mas como diria Ronaldinho Gaúcho:" O Rio é o Rio !" Lembrei da Marquesa de Santos... Cerveja que o Príncipe( e Imperador ) D.Pedro I andava muito por Santos até encontrar amante... Torcida grande sempre teve o Santos ! Toquei em algo que o senhor não tinha captado ? Torcida... O Tupi não anda por ter torcida pequena e, em nos anos de existência, não ter ganho títulos expressivos. São Cristovão já era... O Campo Grande também... e isso tudo dentro da cidade do Rio de Janeiro. O América, já ruí unha no Maraca porque o Diabo não era fácil com a Máquina do Fluzão ! Irmão do Zico jogava muito, mermão ! Já era o América. O mais antigo dos Américas ! Todos os Américas em homenagem ao tijucano carioca ! Até do México ! Chico Anísio foi torcedor do América. A nossa querida imprensa ixportiva se esqueceu do detalhe... Vascão tem torcida, né ? Bangu, deu um calorzinho mas... Tô falando de clubes no Rio de Janeiro. O Resende, por exemplo, terá que remar muito, se firmar e, sei lá, daqui uns 20 anos contar com uma torcida boa. Sei lá, contando a cidade, uns 300.000 torcedores se chegar até a 1ª divisão. Difícil a situação porque não se tem taaannnnto dinheiro assim para se investir em futebol. Aqui, de uns 10 anos prá cá, surgiu um monte de time com o nome da cidade. Resende, Duque de Caxias, Macaé... juntando-se ao Friburguense e ao Volta Redonda. Campeonato futebol de cidades, talvez ! Boa idéia... Tupi viraria Juiz de Fora Futebol Clube ! Pronto ! Agora, o Flamengo, a maior torcida do mundo... os investidores estão assim, assim... como se olhassem o Bahrein, Argentina e Chavezuela... Não tão com coragem de botar dindin naquela bomba, não. Mas olha o Guarani e a Ponte Preta voltando ! Campinas ! Como Santos.... importantíssima. Era um posto de parada para o "sertão" ! Tudo que envolve "Campina" " Campos" era mata aberta por indios que os portugas tomaram para estalagens, estocar coisas... Não à toa tem um baita aeroporto de cargas lá. Viracopos... E vou surfar...

    M.C.

    ResponderExcluir
  4. As duas não tem grande importância mas como diria Ronaldinho Gaúcho:" O Rio é o Rio !" Por favor, tire o "NÃO". Fica assim: As duas têm grande importância mas, como diria Ronaldinho Gaúcho:" O Rio é o Rio !"

    Melhorô.

    M.C.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...