quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os filhos dos peixes

O título do meu primeiro post de 2012 é bem sugestivo. Afinal de contas, quem nunca ouviu o ditado popular "Filho de peixe, peixinho é"? Pois é, mas hoje não vou falar especificamente da equipe do Santos. Hoje quero falar, mesmo que rapidamente, sobre a Copa São Paulo de futebol Júnior. Isso mesmo, a Copinha!

Assistindo às primeiras partidas (ou pelo menos vendo os gols, porque o Mestrado não tem deixado sobrar muito tempo) já percebi como são peculiares as disputas nesse torneio. Os placares são os mais inesperados e lembram os bons tempos de Allejo! Mas uma coisa me chama a atenção: ao mesmo tempo em que escuto comentários de que os clubes de tradição nacional se destacam, escuto também que os jogos tendem a ser mais equilibrados pelo fato dos jogadores serem jovens e ainda não terem adquirido experiência suficiente.

Dentro desse contexto todo nós temos por exemplo o Palmeiras e o Corinthians, que seguem invictos, sendo que os alvinegros aplicaram algumas goleadas elásticas. Pra ser sincero, eu considero esses placares normais. Anormal e inersperado é escutar que dois gigantes do futebol nacional já sucumbiram, São Paulo e Flamengo, que aliás saiu sem vencer um jogo sequer!

Alguém pode discordar de mim, e argumentar que são coisas do futebol e que de fato esses jogadores ainda não estão formados. Mas o meu questionamento é: pra que serve aquela peneira gigante, de várias etapas, e que seleciona teoricamente aqueles jogadores diferenciados dos demais? Obviamente essas desclassificações não são vexatórias (pelo menos não tanto quanto seria com os profissionais), mas que eu esperava pelo menos um futebol mais bem jogado... Ah, sim, eu esperava...
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Thiago,
    tenho a opinião que o número de clubes é mais que deveria ser, são muitos os jogos de baixo nível e isso atrapalha a todos.
    Um exemplo, Flamengo 0x0 Aquidauanense-MS, primeira rodada. Sou do MS, o time pantaneiro no máximo é esforçado, só conseguiu um empate, o citado, mas nesse jogo o Flamengo mandou na partida mas parou em um goleiroem dia inspirado....

    e é isso que esse número de clubes causa à competição, são muitos os jogos sem qualidades, e em torneio de tiro curto como é, ver times tradicionais fracassarem não é nenhuma surpresa, infelizmente.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de fechar uma parceria se interessar add no msn para conversarmos ou deixe um comentaria lá.

    joao_vitor350@hotmail.com

    O código do banner esta lá

    http://futebol-oficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Acho que alguns fatores atrapalham muito essa competição que poderia ser considerada inclusive o Brasileirão Sub-18:

    1 - Campos em péssimo estado (as chuvas de janeiro ainda colaboram muito com isso), pelo fato do campeonato estar inchado, é necessário um grande número de sedes, a maioria com qualidade extremamente duvidosa.

    2 - Tirando os grandes times do país, os outros atuam com times "emprestados". São jogadores de vários locais que se juntam para tentar a sorte na competição, o que faz com que o nível do futebol apresentado seja extremamente ruim.

    3 - Faz muito tempo que o torneio revela poucos jogadores, como em outras ocasiões. Se pegarmos os jogadores do ano passado por exemplo, tem alguém que se destaca hoje no futebol brasileiro?! Um dos motivos é pelo fato de hoje ser um campeonato sub-18, e não sub-20, como era antigamente. O moleque com 20 anos já chega mais "inteiro" ao profissional, e com isso tem mais chance de se destacar. A diminiuição dessa idade também atrapalha os planos de jogadores entre 18 e 20, que ou estão nos profissionais com tudo, ou praticamente abandonam os gramados por falta de oportunidade.

    Tem mais coisa, mas o texto já tá grande né? Merece até uma continuação como post...

    Mas só pra constar... o Flamengo não venceu nenhuma, mas não custava lembrar que ele também NÃO PERDEU!!! hehehe

    Fui!

    ResponderExcluir
  4. Vejo um campeonato interessante para os grandes clubes olharem jogadores dos times de menor investimento e convidar para fazer parte do seu quadro de juniores. Serve para isto e também para ver alguma bolinha rolando em janeiro, porque não tem outra competição na TV. Agora alguns grandes decepcionaram com certeza.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...