sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Resenha In Loco - Lançamento do Livro 1981 - o Ano Rubro-Negro

Fala galera! Hoje tive a oportunidade de acompanhar o lançamento o livro de Eduardo Monsanto, jornalista da ESPN Brasil, apresentador do programa Pontapé Inicial, entre outros. Como já é de praxe, os eventos na cidade são pouquíssimos divulgados, saíndo apenas hoje em uma "trechinho" da Tribuna de Minas. Mas como sou um frequentador assíduo do canal, vi durante o Loucos por Futebol do fim de semana, que o livro seria lançado aqui em nossa cidade.


Como sou um apaixonado por jornalismo esportivo, mais do que isso, o tema do livro me interessava, resolvi sair do serviço, colocar minha camisa do Mengão e partir pro Independência Shopping pra ver o que ia dar.

Saí de casa com máquina fotográfica em punhos e com várias idéias na cabeça pra conversar com o cara, isso sem nem imaginar se ele iria falar comigo, mas como seria uma oportunidade única, não podia desperdiçar.

Chegando lá a fila ainda era pequena, acredito que entre 30 e 40 pessoas na minha frente, imaginei que em 20 minutos estaria na frente da mesa pegando meu autógrafo. Ledo engano... Dudu é um cara fantástico! Não ignora uma mosca que passe perto dele, ele não fazia questão de tirar foto, mais que isso, mandava as pessoas confirmarem se tinha ficado boa, pra tirar outra se necessário.

Por ter cursado sua faculdade de jornalismo na cidade, na UFJF, Dudu conheceu muita gente que foi lá prestigiá-lo, e fazia questão de cumprimentar um por um, com um abraço, e muitos com um beijo no rosto. Quando chegava minha vez (1 hora e 45 depois sem eu reclamar um segundo sequer) um senhor conhecido dele estava do lado da fila, mandou um "tchau" pra ele, que rapidamente pediu licença às pessoas que estavam aguardando o autógrafo e foi até esse senhor lhe dar um grande abraço. Gesto de carinho puro, impressionante.

Quando chegou a hora da assinatura, um rapaz de cadeiras de roda apareceu, óbvio que cedi meu lugar pra ele, e Dudu, mesmo notando que passei a vez, veio me agradecer e pedir desculpa pela demora, aproveitando pra agradecer a presença. Nunca pensei em encontrar com uma pessoa famosa tão disposta a agradar o público. Até porque era um senta e levanta danado, autografa, tira foto, depois de muitas horas deve ser muito cansativo, mas ele parecia incansável.

Enquanto ele autografava meu livro comentei que era de Além Paraíba, já havia ouvido certa vez ele comentando sobre minha cidade no Pontapé Inicial, e mais que rapidamente ele falou de pessoas queridas dele que moravam lá. Logo depois perguntei sobre a mudança de direção da ESPN Brasil, ele fez alguns comentários interessantes, mas que não vejo motivo para contar por agora.

No fim tirou fotos e mais uma vez agradeceu a presença, impressionante.

Ah! E pra quem pretende comprar o livro, aconselho muito! É claro que 99,9% das pessoas que vão comprar são Flamenguistas como eu, como Dudu, mas 100% das pessoas que comprarem vão gostar muito!

Segue a sugestão

1981 - o Ano Rubro-negro
Eduardo Monsanto
Panda Books

O livro encontra-se em pré-venda no site da Livraria Saraiva, vale a pena conferir!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

2 comentários:

  1. Legal este lançamento do livro dele em Juiz de Fora. O dificil deve ter sido esperar quase 2h na fila. Domingo no jogo do Tupi esperar 1h já foi cansativo. Mas é um cara batalhador, que em Juiz de Fora fez um excelente trabalho e que está colhendo agora os frutos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O mais legal do post foi ver que o próprio Dudu Monsanto leu. Vejam o que ele me mandou no twitter:

    @LP_Knop Li sua resenha, Luiz! Fiquei lisonjeado com suas palavras, obrigado mesmo. Depois me diga se curtiu o livro. Abração!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...