terça-feira, 1 de novembro de 2011

Considerações sobre o Pan

Fala galera! Fim de papo no Pan de Guadalajara! Para muitos, um Pan que não passou na TV, para alguns, um evento que quebrou a hegemonia da Globo, mas para mim, foram o jogos que consolidaram o Brasil como potência esportiva nas Américas.

Sim! Pra quem já vai começar a falar que eu to maluco, é só olhar o resultado dos últimos Pans, desde 1987, em Indianapolis, o Brasil cresce cada dia mais. Essa tal história aí de que passamos a Argentina é pra ir mais além, passamos e não seremos ultrapassados de novo tão cedo. Mas eu sou guloso, quero mais, acho que nos estabelecemos atrás apenas de Estados Unidos e Cuba, e com um pouco mais de incentivo no atletismo acho que poderemos passar a galera de Fidel Castro em breve.
Mas calma gente, to falando de América apenas, ainda não falo em potencia mundial. Em termos de Jogos Olímpicos vejo apenas Estados Unidos, China e Rússia, mais ninguém, nem mesmo Cuba.

O Brasil ultrapassou o Canadá facilmente nessa edição do Pan e ficou colado em Cuba, acredito que na próxima edição o Canadá volta a ir bem, pois "joga" em casa, mas o Brasil deverá melhorar, pois estaremos a menos de 1 ano das Olimpíadas do Rio e a maioria de nossos atletas vai estar no ponto de bala. Esse ano fomos um pouco piores que em 2007, mas isso é normal em se tratando de esporte, o time "da casa" por muitas vezes leva vantagem, e pelo fato de termos ficado tão próximos de 2007 é que me encho de esperança pros próximos anos.

Mas mais importante que o Brasil se tornar um dos principais da América é ele se manter nesse nível após Rio 2016. Tudo leva a crer que o incentivo existe até o momento em alguns esportes por causa da visibilidade que os jogos terão. Mas e depois?

Um resultado ruim pode jogar tudo por água abaixo. E um detalhe que é importante ressaltar de uma vez: medalhas de prata e bronze são muito valiosas em alguns esportes, portanto, vamos comemorar nosso pódio sempre!

Valeu!

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. O Brasil está crescendo sim, é fato. Acredito que se continuar esta evolução, dá para fazermos um bom papel no Rio 2016. Méritos de Nuzman e seu COB, que fazem um bom trabalho

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...