quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vitória da estratégia

Guadalajara, 7 de junho de 1970. Os 66 mil expectadores do Estádio Jalisco esperavam ansiosamente pelo embate entre os 3 últimos títulos mundiais. Brasil (58 e 62) e Inglaterra (66) se enfrentavam pelo Grupo 3 da Copa do Mundo, e a expectativa era de um grande espetáculo, principalmente pela qualidade dos atletas das duas seleções.

Debaixo de um sol escaldante do meio dia, Zagallo usa uma tática de xadrez durante o intervalo, retardando o retorno da seleção brasileira para o gramado. Com isso, os ingleses se viram obrigados a suportar o calor por longos minutos.

E a tática funcionou. Após o 0x0 do primeiro tempo, o Brasil desencantou após grande jogada de Tostão pela esquerda. Após tocar para Pelé, o Rei deu um passe genial para Jairzinho estufar a rede de Gordon Banks. O triunfo deu mais moral para os canarinhos rumo ao tricampeonato mundial.

Nesse jogo, alguns pontos puderam ser observados:

1 - Ainda no primeiro tempo, Gordon Banks executou a defesa que até hoje é considerada a mais difícil de toda a história das Copas, após uma cabeçada à queima-roupa de Pelé.


2 - Félix não ficou atrás, e pegou uma cabeçada que parecia um verdadeiro chute do inglês Lee, que no rebote acertou a cabeça do guarda redes brasileiro

3 - Em uma jogada isolada, Carlos Alberto acertou em cheio o mesmo inglês Lee, dando a entender que se tratava de um acerto de contas


4 - Apesar disso, nota-se que o fair play era realmente jogado, mesmo em circuntâncias competitivas como o Mundial, mesmo não sendo homologado oficialmente como política de boa vizinhança


5 - Por último, e não menos importante, podemos observar como a nossa seleção atual carece de qualidade...



Aproveitem!


Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

3 comentários:

  1. Grande Zagallo, 80 anos! Parabéns a este icone do futebol brasileiro e mundial. Boa lembrança Thiago.

    ResponderExcluir
  2. Não acho que o tal atraso do segundo tempo tenha influenciado tanto no resultado da partida, acho que foi um jogo que qualquer um poderia fazer o gol da vitória a qualquer momento, e dizem que foi um dos maiores jogos da história das Copas.

    Aproveitando, parabéns Zagallo, e vê se aposenta de vez né?

    ResponderExcluir
  3. Um dos grandes jogos da história das Copas, sem dúvida...Saudações!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...