sábado, 6 de agosto de 2011

Patrocínios: Qual o valor de cada camisa? Hoje: Fluminense

Olá leitores do Resenha. Seguindo nossa série sobre os patrocínios de cada camisa dos 4 maiores clubes de RJ E SP, onde já debatemos sobre Botafogo, Palmeiras, Vasco e Corinthians, hoje é sobre o atual campeão brasileiro, o tricolor das Laranjeiras. Com uma política de patrocínio diferente dos outros clubes, o Fluminense possui um sistema de co-gestão com a Unimed, empresa do mercado de saúde.

A relação Fluminense/Unimed apresenta uma peculiaridade. O dinheiro investido não passa pelos cofres do Fluminense. Os salários são pagos diretamente pela patrocinadora em forma de direitos de imagem aos jogadores e cabe ao clube, o pagamento de uma porcentagem mínima dos vencimentos de cada atleta. A parceria entre clube e empresa já dura 13 anos, o mais longo atualmente dos clubes brasileiros e está rendendo ao  Flu  40 milhões de reais em 2011 para investir em jogadores.  O contrato  determina que o tricolor não pode estampar outra empresa em seu uniforme. Tentativas de "liberar" as mangas da camisa para outro patrocinador vem sendo feita pelo presidente Peter Siemsen.

A meu ver, este dinheiro exclusivo para contratar jogadores ou para pagar os salários dos mesmos, para o clube  não é benéfico, porque  não pode por exemplo, pegar uma parte para pagamentos de dividas, para investir em categorias de base ou mesmo para pagar salários de funcionários do clube. Mas para o torcedor que gosta só de títulos (e é o mais importante, mesmo) esta grana toda para contratar jogadores é bem vinda.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Política diferente e interessante. Mas é legal saber que já está com 13 anos de duração, raro isso no futebol e também deve ser elogiado. Parabéns ao Flu e a Unimed por essa parceria longa. Quanto a grana, difícil discutir quando se tem apenas um mandatário né?!

    The One Esportes

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de como a Unimed faz parceria com o Flu. Para o clube é péssimo, até porque hoje, se a patrocinadora por acaso vier a sair, o clube está falido, além de não possuir praticamente nenhum jogador "para fazer negócio".

    Na minha humilde opinião, a empresa usa o Fluminense para "operações obscuras"...

    ResponderExcluir
  3. http://net-esportes.blogspot.com/2011/08/comunicado-bolao-sul-americana-2011.html

    ResponderExcluir
  4. Aguardo a do meu time.

    Eu acho que o patrocinio, independente de como seja cada um, é fundamental .... pois só de venda de ingresso e outras contribuições como sócios e tal o clube não conseguiria se manter com altos padrões.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...