quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O dia em que deixamos de ser vira-latas - hoje: vôlei masculino

Barcelona, 1992. Em meio à grande festa do esporte, que nesse ano se concentrava na Espanha, um grupo de brasileiros obstinados entravam no ginásio para tentar apagar o estigma de um país que nunca passa do "quase" nas grandes competições.

Afinal de contas, o Brasil era conhecido como um país sem tradição esportiva, o futebol, a sua grande paixão, estava há 22 anos sem o título mundial, e o resultado mais expressivo do volei havia sido em 1984, com uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos.

Do outro lado da quadra, uma seleção holandesa que passara por percalços na fase de classificação, quando classificara em 4º lugar em grupo com 6 equipes, perdendo inclusive para a prórpria seleção brasileira.

E o Brasil aproveitou a chance. Chegando de uma campanha impecável, invicto na competição Marcelo Negrão e cia souberam administrar a superioridade técnica para chegar à medalha de ouro inédita.

Lembrando que na época os sets eram disputados até 15 pontos, com o sistema de vantagem que os mais velhos devem se lembrar (exceto o tie-break, que era da mesma forma que hoje).

Confiram os momentos finais do 3º set que garantiu a entrada do Brasil na lista das grandes escolas do volei mundial.

Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

4 comentários:

  1. Lembro bem desse dia, mas a cena que mais me marcou no jogo não foi do jogo propriamente dito... a cena foi de um penetra (sei lá quem é o cara) que aparece no meio dos jogadores com a camisa 6, do Maurício... talvez algum irmão ou parente dele...

    ResponderExcluir
  2. Thiago,
    me lembro muito bem desse jogo. Tinha 16 anos na época, me lembro que o Brasil inteiro parou para ver esse jogo. 1992 foi um bom ano para mim, ouro no volei, mengão campeão, rsrsrsrs....

    BLOG DO CLEBER SAORES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este jogo para quem curti esporte e tem mais de 30 anos não dá esquecer.Lembro que o ponto final foi de saque do Marcelo Negrão. Sem duvida um dos melhores momentos do esporte brasileiro até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Seu Blog é maneiro pô! Segue o meu! http://fcgols.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...