quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como chamar atenção

Fala galera! Como sempre faço aqui, reservo um dia ao mês pra mostrar pros nossos leitores algumas atitudes da imprensa brasileira e hoje vou mostrar um pouco da estratégia da Globo.com para atrair os leitores para o interior se seu portal.

Todo mundo já sabe que no Brasil, o sensacionalismo feito em cima de notícias desagradáveis vende muito mais do que uma boa ação, do que notícias que seriam "prêmio nobel da paz" (aliás, alguém sabe os últimos ganhadores desse prêmio?). O que mais me chamou a atenção foi a forma como o site colocou no ar as notícias da vitória do São Paulo frente ao Cruzeiro, o primeiro jogo da equipe paulista sem o técnico Carpegiani.

É sábido que Rivaldo teve problemas com o ex-treinador, e para chamar atenção aos fatos o site estampou a manchete abaixo logo de cara
 
Cliquei no link, queria saber o que Rivaldo tinha dito, e eis que encontro uma matéria que só citava Rivaldo como um dos destaques do jogo, hora nenhum mostra nada que ele diz contra o treinador.


Olhando um pouco mais ao lado notei que havia uma outra chamada para a tal crítica de Rivaldo, que na verdade nada mais era que um comentário dele sobre os critérios usados pelo ex-técnico na escolha dos jogadores, e não uma crítica propriamente dita, como diz a própria chamada.
Será que é preciso realmente "forçar a barra" dessa forma pra atrair os leitores?

Sei não...

Fui!
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

3 comentários:

  1. Muito boa a postagem. Eu me lembro que logo no início do Resenha (ou seja, há mais de 2 anos) a gente tinha conversado a respeito desse sensacionalismo que é colocado nas manchetes.

    Acaba sendo uma espécie de propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
  2. Cara, 90% das manchetes são para vender algo que normalmente não existe. Mta das picuinhas que ocorrem no futebol começam com comentário jocosos e maledicentes da imprensa, em um "leva e traz" que só corrobora para criar um clima de animosidade, muitas vezes onde não existe. Ou se existe acaba aumentando desnecessariamente. Casos emblemáticos como a briga de Edmundo e Romário, Kleber x Flamengo (no jogo de ontem), Felipão x Flamengo... e por aí vai...

    ResponderExcluir
  3. Este sensacionalismo é para vender espaço, vender jornal, a pessoa ver programas de Tv, enfim para fazer girar a máquina da impressa. Mas não sou contra, porque isto gera emprego para muita gente. O que não pode acontecer são as inverdades que acabam prejudicando seriamente algumas pessoas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...