sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A hora certa

O tempo passa pra todo mundo, e dele ninguém consegue escapar. Chega um momento em que o trabalhador precisa pensar em um futuro onde não precisará mais trabalhar (ou diminuir consideravelmente o ritmo, tendo mais tempo para descanso). A questão então fica em decidir o momento certo de tomar a decisão de parar.

Hoje vivemos em uma época em que os grandes craques não correspondem às expectativas que são depositadas. Vemos exemplos como Lionel Messi, que não joga pela seleção argentina o mesmo que joga pelo Barcelona, mesmo caso de Ronaldinho no Brasil. O último grande nome do cenário mundial talvez seja o de Ronaldo, que está (de vez em quando) atuando pelo Corinthians. Artilheiro histórico dos mundiais, Ronaldo já prepara os fãs para o final de sua carreira.

Carreira que, por sinal, não passou despercebida. Afinal de contas, esse ano nós assistimos a uma Copa do Mundo sem Ronaldo! Observem bem... A última vez que isso aconteceu foi há exatos 20 anos!! Desde então, ele esteve em TODAS as listas.

Mas qual o momento certo de parar? Posso citar exemplos de vários pontos de vista. Há quem diga que o nome de Pelé tem a repercussão que tem hoje justamente por ter tido a sabedoria de parar no momento certo. Já Romário segurou a aposentadoria até o último momento, correndo o risco de ser alvo de críticas diversas pelo seu desempenho. Outros simplesmente vão sumindo aos poucos, padecendo em clubes de pouca expressão no interior do país.

Afinal de contas, existe uma fórmula que define o momento certo de se retirar?
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

Um comentário:

  1. Acho que depende de cara um, como cada um se prepara e prepara seus fãs. O caso Ronaldo é emblemático, não me recordo de nenhum grande jogador que parou 5 ou 6 anos antes de encerrar a carreira (entendeu a ironia?)

    Romário, como bem disse, correu risco, mas mesmo assim foi artilheiro até o último segundo em campo, me lembro que em seu último estadual marcou 3 gols em 3 jogos praticamente seguidos.

    Agora vejo Pet parando aos poucos, teve seu momento de glória ano passado e talvez não terá mais, mas preparou a torcida, principalmente do Flamengo, para esse momento que com certeza ficará na história do clube!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...