sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inter Nacional?

O Colorado é um time bem legal. Venceu o São Paulo, está na final da Libertadores e jogará o Mundial de Clubes da FIFA junto com um time de Papua Nova Guiné. Tem um belo grande estádio, uma diretoria competente, muitos sócios, trabalho de base e uma torcida empolgante e fanática. Segundo os dados nada precisos dos ibopes da vida a torcida colorada é a sexta/sétima/oitava ou nona do país. Tá ali pau a pau com Cruzeiro, Grêmio, Santos e Atlético-MG.

Isto posto podemos dizer que trata-se de um time verdadeiramente nacional, com grande aceitação no Brasil e que terá seus jogos frente ao Chivas transmitidos ao vivo para todo o território brasileiro e com grande cobertura. Certo? Não sei. Na verdade acho que não. No mesmo dia do primeiro jogo da final está marcado para o mesmíssimo horário o super clássico entre Vicetória e Palmeirinhas pela Sulamericana. E nós paulistas corremos o sério risco de perder o primeiro jogo da final. Ao menos em TV aberta, o que significa praticamente toda a população de São Paulo, Bahia e quiçá outros estados.

E por que raios acontecerá isso? Se fosse o São Paulo na final é lógico que o tricolore seria atração nacional. "Ah, mas o São Paulo é a terceira maior torcida do Brasil". Mas em 2003 o Santos, que tem bem menos torcida, também teve seus jogos transmitidos para todo o Brasil. "Ah, mas o Santos tinha Robinho e Diego". Se não tem jogadores da moda o Inter tem em seu elenco grandes valores como Sóbis, D'Alessandro, Alecsandro, Guiñazu etc.

Se de fato isso acontecer será a terceira vez seguida que o estado de SP perde o primeiro jogo da final da Libertadores em TV aberta. Isto posto eu me pergunto. Vale a pena ter uma torcida grande mas formada quase que na sua totalidade por moradores de um único estado (Ex.: Grêmio, Inter e Cruzeiro)? Não valeria mais a pena a tão exaltada diretoria colorada buscar novos torcedores pelo Brasil. Criar campanhas para sócios não gaúchos. Afinal "o Internacional é o Brasil no Mundial (e o Grêmio é a Internazionale)". Mas daí quando vemos que a torcida prefere cantar o hino rio grandense do sul ao invés do nacional brasileiro e que as bandeiras verde e amarela são trocadas pela verde, vermelha e amarela vemos que os próprios torcedores preferem manter esse padrão gaúcho de torcer. Só gaúcho pode torcer para o Inter? É claro que não. Mas ao mesmo tempo sim. E o mesmo vale para a torcida do Galo e Cruzeiro e suas bandeiras mineiras, Atlético-PR e suas bandeiras paranaenses, etc.

Talvez esteja aí o segredo do Corinthians, Palmeiras, Vasco, São Paulo, Flamengo e talvez até o Santos. Não se ater tanto ao seu lugar de origem. Não vemos nas torcidas paulistas bandeiras do Estado de São Paulo. Talvez os corintianos nem saibam identificar tal bandeira. Logicamente ajuda o fato de São Paulo ser o nome de um dos clubes do estado. O mesmo vale para o Flamengo, clube que a gente até esquece ser do Rio de Janeiro. O Mengo é do Brasil, não tem sede fixa, joga em qualquer estádio e sempre tem torcida. Talvez o dia em que resolver ter uma casa, estádio próprio perca um pouco dessa aura de maior torcida do Brasil.

E assim continua a vida do Internacional. Um time que ganha títulos, revela jogadores mas que é restrito ao sul do país. Seus patrocinadores são locais e sua renda vem dos sócios. É a escolha deles eles que sejam felizes assim. Se vai dar certo o tempo dirá. Mas que a diretoria do Internacional perdeu uma boa chande de nos últimos anos alavancar o Inter para um padrão mais nacional isso eu tenho quase certeza que sim. Depois eles ainda reclamam quando nos referimos a eles como Internacional de Porto Alegre. Um time que sonhou com o mundo mas que acabou no RS.
Comente via Blogger
Comente via Facebook
Comente via Google+

3 comentários:

  1. Mais uma boa idéia do Bruno, eu nunca tinha parado pra pensar dessa forma e considero o Inter inclusive um time muito simpático, talvez por nunca ser um "grande rival" do Flamengo...

    Sobre os clubes "nacionais", um bom exemplo disso é o Santos, que na época de Pelé, por muitas vezes mandou seus jogos no Maracanã, para que atraísse um número maior de espectadores... e quantas vezes vimos decisões do Santos no Pacaembu? Já que na capital existe muitos torcedores do Peixe...

    É isso aí

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho um blog sobre o Chelsea FC e gostaria, se possível, de fazer parceria com este blog. Já adicionei-o como parceiro. Espero que faça o mesmo. Obrigado!

    http://chelseanewsbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei sinceramente qual a estratégia do Inter, mas para começo, estão bem. Afinal, tem um programa de sócio sensacional para os padrões brasileiros. Acho também que poderia amealhar mais torcedores em outros estados. PRaticamente não tem torcida no norte/nordeste do país.

    Acredito ainda que se tivesse um projeto forte a nivel nacional, o Inter poderia estar na dianteira do cenário nacional.

    Vai ver que os torcedores e dirigentes do inter são inspirados pela idéia separatista sul riograndense... hehehe

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...